Regras de participação secção portuguesa | FerrariChat

Regras de participação secção portuguesa

Discussion in 'Portugal' started by AlfistaPortoghese, Aug 3, 2016.

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, Skimlinks, and others.

  1. AlfistaPortoghese

    AlfistaPortoghese Moderator
    Lifetime Rossa

    Mar 18, 2014
    3,778
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
    Estimados amigos,

    Por indicação extremamente gentil e amável do nosso colega proprietário e entusiasta MDEL, assim como do administrador-geral do Ferrarichat.com, o caríssimo Rob Lay, acabo de ser nomeado moderador da secção em língua portuguesa do nosso fórum.

    Como tive oportunidade de lhes mencionar em privado, não obstante sentir que existiriam outros membros capazes de desempenhar as supra mencionadas funções de forma muito superior à minha humilde contribuição, asseguro-vos que a minha determinação irredutível é devolver este espaço em português aos proprietários e entusiastas Ferrari. Para tal, não só não olharei a meios como farei questão de incorporar todas as V. indicações, preferências e sugestões, por forma a restaurar a dinâmica e credibilidade que este fórum perdeu.

    Ao longo dos últimos anos, temos assistido a um lento mas sedimentado decréscimo de participação por parte dos proprietários: muitos optaram por retirar-se, ao não se reverem nas condutas e conteúdos dominantes e dominados por não-proprietários e por curiosos, ao invés de entusiastas activamente envolvidos na busca do seu sonho.

    Os proprietários preferiram seguir para outras paragens, onde fossem compreendidos e ajudados, ao invés de provocados. Lugares onde a ajuda e esclarecimentos prestados fossem valorizados, ao invés de julgados. Com o abandono massivo de proprietários, os entusiastas da marca prestes a adquirir o seu primeiro Ferrari receberam silêncio, ao invés de preciosas dicas. Desse abandono nasceram todo o tipo de discussões, em que o fórum foi deixado nas mãos de curiosos que nunca tiveram, não possuem e dificilmente algum dia possuirão um Ferrari que, alienando os demais, fomentaram a discórdia e desvirtuaram a essência e propósito deste espaço online.

    Não obstante o anteriormente exposto, acredito que será possível que este espaço volte a tornar-se uma referência para todo e qualquer proprietário e entusiasta. Que se fomente e partilhe a história da marca, experiências dos proprietários com os seus veículos, entreajuda ao bom espírito garagista britânico, debates entre verdadeiros entusiastas sobre resolução de problemas técnicos e burocráticos, discussões construtivas e salutares sobre o presente e futuro da marca que todos amamos, entre muitas outras temáticas úteis, válidas e pertinentes que fazem as delícias de proprietários e entusiastas.

    O Ferrarichat vive, alimenta-se e retroalimenta-se da entreajuda entre proprietários, bem como do tremendo contributo de entusiastas. Não é dever nem propósito do Ferrarichat responder a curiosos, sem intenção de compra de um Ferrari e/ou sem entusiasmo pela marca. O bem-estar e conforto do proprietário e do entusiasta online sobrepor-se-à a qualquer temática e questão, nomeadamente às da praxe: "quanto custa manter um Ferrari?" / "se auferir x, já posso adquirir um Ferrari"?

    Estou pois, pia e veementemente convicto que só com uma atitude de rigor, cultura de excelência e elevação de postura e cordialidade se pode restaurar o elevado nível de conteúdos partilhados nesta secção em língua portuguesa, separando definitiva e assertivamente o trigo do joio. Através do V. inestimável e inexcedível contributo, faço tenções de fazer pleno uso das ferramentas agora ao meu dispor para alcançar os fitos traçados.

    Desta forma, por forma a cumprir com o almejado, parece-me sobremaneira relevante fomentar as seguintes práticas:

    1) APRESENTAÇÃO

    a) Não obstante não ser uma prática que se revista de cariz obrigatório, é sempre agradável conhecer um pouco mais sobre um novo proprietário e entusiasta que chega à comunidade. Dado que muitos proprietários irão, de forma altruísta, expor detalhes sobre a sua pessoa e propriedade por forma a ajudar todos quantos solicitem assistência, é de bom tom fomentar a reciprocidade: dar algo para algo receber. Conhecendo um pouco melhor cada novo membro, a comunidade sai fortalecida e a ajuda solicitada chegará de forma mais célere e acutilante. Convém relembrar que estamos num espaço completamente aberto e público e, tal como na vida real, todos nós quando somos abordados por um desconhecido, tendemos a reagir com desconfiança, pelo menos num momento inicial. Por forma a eliminar quaisquer mal-entendidos, uma breve apresentação contendo, pelo menos, nome, idade, localização e contacto com o mundo Ferrari em geral (proprietário, entusiasta, futuro proprietário, por exemplo) será extremamente bem-vinda.

    2) PARTILHA DE FOTOGRAFIAS

    a) Existem proprietários que abraçam, promovem e encorajam fotografias às suas viaturas sem restrições e outros proprietários que zelam, em primeiríssimo lugar, pela sua privacidade e anonimato. Ambas posturas são legítimas e válidas, pelo que ambas deverão ser respeitadas em igual grau e proporção. Por forma a conjugá-las com o máximo de harmonia e eficiência, recomenda-se que as fotografias sejam partilhadas com a placa de matrícula ilegível. Desta forma, todos poderemos admirar a viatura na sua plenitude, sem comprometer o direito de privacidade do seu proprietário.

    3) DISPOSIÇÕES GERAIS DE CONTEÚDOS

    a) O conteúdo partilhado deverá prender-se com o mundo da indústria automóvel, muito especificamente com todas as diversas facetas comerciais e desportivas da marca Ferrari: notícias, histórias, fotografias, livros, competição automóvel, partilha de ocorrências com as viaturas pessoais de cada proprietário, por exemplo.

    b) Qualquer referência depreciativa dirigida a um proprietário ou entusiasta, ataques pessoais e/ou manifestações de intolerância, quer em comentário público quer por mensagem privada, será alvo de análise e passível de valer exclusão permanente e irrevogável da conta do membro de onde as referências depreciativas emanaram.

    c) O fórum vive, cresce e fortalece-se na sua heterogeneidade. O respeito pela diferença, a cordialidade, o bom senso, a educação formal e informal bem como o civismo serão fortemente valorizados.

    4) CONTEÚDOS PROMOCIONAIS E/OU COMERCIAIS

    a) Não é permitido utilizar o Ferrarichat para os efeitos de autopromoção pessoal ou profissional nem, igualmente, para efeitos promocionais de pessoas e empresas com as quais um membro possua relações directas ou indirectas.

    b) Membros que tenham subscrito 1 (um) dos 2 (dois) planos disponíveis (Silver ou Rossa) podem colocar anúncios no FerrariAds.com, relacionados com viaturas, peças e/ou serviços.

    c) Apenas os patrocinadores do Ferrarichat estão autorizados a desenvolver actividade comercial nesta comunidade. Para mais informações sobre como se poderá inscrever enquanto patrocinador oficial do Ferrarichat, por favor siga a seguinte ligação e complete os dados do formulário, para análise por parte da Administração:

    http://www.ferrarichat.com/forum/sendmessage.php

    A divulgação de eventos no Ferrarichat é permitida, desde que cumpra integralmente os critérios infra (exclusiva ou cumulativamente):

    d) Seja realizada por participantes do evento mas que dele não retirem proveitos.

    e) Emane de qualquer membro indiscriminadamente, caso o evento em questão não possua nenhum patrocinador oficial, não cobre um valor monetário pela participação de público e/ou proprietários no evento e o mesmo não possua quaisquer fins lucrativos.

    f) Tenha como autor qualquer um dos patrocinadores oficiais do Ferrarichat.

    g) Caso a direcção/organização do evento tenha previamente contactado o Ferrarichat e firmado uma parceria de troca de patrocínios (reciprocidade - O Ferrarichat, em casos concretos a analisar, poderá permitir a divulgação do evento, caso a direcção/organização estenda a mesma cortesia, promovendo e mencionando o Ferrarichat oficialmente no evento a realizar).

    h) Fotógrafos profissionais têm direito a expor o seu portfolio, necessitando para tal subscrever 1(um) dos 2(dois) planos disponíveis: Silver ou Rossa.

    5) DEMAIS DISPOSIÇÕES GERAIS

    No omisso em português, aplicar-se-ão integralmente todas as disposições que podem ser encontradas em http://www.ferrarichat.com/forum/rules.php

    Em caso de fortuito conflito entre as regras dispostas em português e em inglês, terão sempre primazia absoluta independentemente do caso em concreto, as regras em inglês.

    Permaneço e permanecerei sempre ao V. inteiro dispor para todas e quaisquer questões e sugestões que entendam por bem colocar-me, por forma a este ser o nosso espaço. Não existe a menor dúvida que, quando algo não está de acordo com os pergaminhos do fórum e da marca, há-que lançar mãos à obra ao invés de nos resignarmos, e tentar inverter o rumo dos acontecimentos. Muito obrigado uma vez mais a todos, em particular ao MDEL e ao Rob por me terem elucidado neste ponto, revertendo a minha anterior decisão de também eu abandonar em definitivo a comunidade.

    Confiante e certo que juntos iniciaremos uma nova etapa na história da nossa comunidade online, sou a enviar a todos sem excepção um forte abraço com elevada estima, consideração e amizade.

    Nuno.
     
  2. AlfistaPortoghese

    AlfistaPortoghese Moderator
    Lifetime Rossa

    Mar 18, 2014
    3,778
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
    Estimados amigos,

    O primeiro acto de moderação da secção portuguesa foi remover, na íntegra e imediatamente, todos os posts criados pelo recente membro Mário André, a pedido e em consonância com a já dezena de contactos que recebi de proprietários, entusiastas e membros, reclamando da postura e conteúdos do supra identificado membro, que causaram desconforto e discórdia na comunidade, visto serem frontalmente contra os princípios que a norteiam.

    O membro Mário André será bem-vindo a esta comunidade se obedecer às regras estabelecidas e alinhar pelo mesmo diapasão de entusiastas e proprietários. Na tentativa de criar uma nova secção portuguesa, caso o comportamento e conteúdos colocados não mude sobremaneira, não restará alternativa à comunidade para preservar a sua idoneidade que não seja a exclusão do supra citado membro.

    Caso surjam questões, sugestões ou esclarecimentos decorrentes desta acção, estarei incondicionalmente ao V. dispor para as abordar exaustivamente.

    Um abraço,

    Nuno.
     
  3. jorge da cruz

    jorge da cruz Karting

    Sep 4, 2015
    236
    Luanda Angola
    Full Name:
    Jorge Da Cruz
    PARABÉNS!!!!!

    BOM TRABALHO ... CONTA COMNOSCO !!!
     
  4. Alpiger

    Alpiger Formula Junior

    Oct 30, 2006
    333
    Europe
    Full Name:
    Mario
    Antes de mais muitos parabens

    Magnifico trabalho acima colocado sobre as regras a cumprir aqui no nosso cantinho.
    A ver se daqui para a frente deixa de haver duvidas quanto á forma de estar e sobre o comportamento de quem aqui quiser participar num espirito de camaradagem, respeito e amizade.
    E acima de tudo de grande paixão pela Ferrari
     
  5. RGigante

    RGigante F1 Rookie
    Owner Project Master

    Nov 1, 2006
    2,874
    Portugal
    Muito bem Nuno!! Bom trabalho! Não diria melhor!
    Só não estou mesmo de acordo com a parte do "aborto" ortográfico, mas condescendo :)
     
  6. AlfistaPortoghese

    AlfistaPortoghese Moderator
    Lifetime Rossa

    Mar 18, 2014
    3,778
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
    Muito obrigado, estimados Jorge e Mário! Acredito que já se respira outro ar, pelo menos, é esse o meu propósito ajudado por todos vós, ajuda essa que da forma mais veemente e explícita possível, volto a agradecer encarecidamente. Encaro que só por vós e para vós faz sentido eu aqui estar nestas funções.

    Rui, é sobejamente conhecido o tremendo exemplo que és para esta marca italiana de automóveis, para esta comunidade e para mim, então a título pessoal, nem se fala. Por isso mesmo, as tuas palavras significam imenso para mim. Muito obrigado! Estou às tuas ordens!

    Sabes que partilho o teu sentimento relativamente ao aborto ortográfico: recusei, recuso e recusar-me-ei determinantemente a adoptá-lo mas...

    Quaisquer sugestões serão extremamente valorizadas e bem-vindas! Encontro-me ao V. incondicional dispor para fazer este cantinho online mais nosso, mais do que nunca!

    Um forte abraço!
     
  7. AlfistaPortoghese

    AlfistaPortoghese Moderator
    Lifetime Rossa

    Mar 18, 2014
    3,778
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
    Regras de funcionamento actualizadas.

    Inserção do ponto 4 (Conteúdos Promocionais e/ou Comerciais), por forma a explicitar as regras de divulgação de eventos futuros no Ferrarichat.

    As referências escritas e fotográficas a eventos passados continua a ser, como sempre foi, completamente livre.

    Um abraço.
     
    Mucumbi likes this.

Share This Page