News

Portugal - best roads for driving

Discussion in 'Portugal' started by Makuono, Oct 1, 2020.

  1. Makuono

    Makuono Formula Junior
    Silver Subscribed

    Feb 15, 2014
    883
    Full Name:
    Ricardo
    Olá!
    Os nossos Ferrari são máquinas cujo ADN está carregado de elementos da competição. Carregam um legado enorme, criado nas corridas nas e para as corridas. Motores desenhados com paixão e carroçarias esculpidas pelo vento.

    Adoro apreciar a beleza dos Ferrari, ler sobre a sua história, discuti-los com outros entusiastas...mas acima de tudo gosto de conduzir. Conduzir muito numa estrada recheada de curvas, sem trânsito e com bom asfalto. Sem outra razão que não o prazer de condução.

    Ainda que seja um país pequeno, Portugal tem destinos incríveis. Do Minho aos Algarve - passando pelas ilhas - seja interior ou litoral - Portugal oferece belas estradas para chegar onde queremos chegar..Tão belas, que não raras as vezes, a viagem se torna o objetivo maior.

    Reparo que nesta nossa secção, existem vários threads excelentes sobre viagens no nosso país, mas que falta um local (ou não o encontrei) em que possamos partilhar e recomendar rotas de qualidade para libertarmos os cavalos no seu "habitat natural"- com segurança.

    Proponho que partilhemos rotas para usufruirmos das nossas máquinas, apresentando a estrada, características, visão no mapa e fotos se assim o desejarem.

    Será um prazer partilhar e aprender convosco.

    A minha sugestão de hoje:
    • estrada N222 (troço Peso da Régua ao Pinhão) - considerada por muitos a melhor drivers road do mundo :)
      • O bom: o serpentear ao longo do Douro, o comboio histórico lá na outra margem, bom asfalto, excelentes restaurantes e hotéis na região, estações de combustível disponíveis
      • A ter em atenção: estrada algo estreita para os nossos carros; algum trânsito aos fim-de-semana dos meses de Verão
    • estrada N323 (Pinhão à Sabrosa)
      • O bom: a vista incrível sobre o vale, o excelente asfalto, pouco trânsito
      • A ter em atenção: muito estreita (para fazer devagarinho)
    Image Unavailable, Please Login

    View attachment 3013796
    Image Unavailable, Please Login
    Image Unavailable, Please Login Image Unavailable, Please Login

    Image Unavailable, Please Login
    Image Unavailable, Please Login
     
    Atlantic and AlfistaPortoghese like this.
  2. To remove this ad click here.

  3. AlfistaPortoghese

    AlfistaPortoghese Moderator
    Lifetime Rossa

    Mar 18, 2014
    3,777
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
    Caro Ricardo,

    Belíssima ideia e fantástico tópico este que decidiu criar! Recebo-o com enorme entusiasmo. Antes de qualquer outra coisa: parabéns e obrigado, pela iniciativa e pela partilha, respectivamente. Feito só ao alcance de um “petrol head” de primeiríssima água!

    Começo por humildemente referir que, no que toca a conhecimento rodoviário, o meu é flagrantemente inferior ao do Ricardo, principalmente por três motivos:

    1) Falta de tranquilidade: a esmagadora maioria das vezes em que tenho oportunidade de passear com o carro, é durante o fim de semana e apenas nos quais o São Pedro colabora... Resultado? Ao não ser, naturalmente, o único a ter essa ideia, as estradas costumam estar apinhadas.

    2) Falta de oportunidade: até ao início desta terrível pandemia, não estive no país durante algumas temporadas, pelo que ao fim de um tempo, por vezes sentia-me um turista no meu próprio país.

    3) Apesar de reconhecer que as características de determinados Ferrari em termos de “handling” são, na minha opinião, nada mais nada menos do que carros de competição com uma chapa de matrícula, mais do que uma estrada de montanha, grande parte do meu prazer de condução advém de uma auto-estrada deserta (se ao menos tivessemos troços sem limite de velocidade, ao estilo das melhores Autobahn germânicas...!).

    Reconheço que, efectivamente, este pequeno país à beira-mar plantado tem das melhores, mais desafiantes, pitorescas e prazerosas estradas que existem, sobretudo a norte (não terá sido, com toda a certeza, por mero acaso que, com excepção das etapas na Serra de Sintra, a mística do Rally de Portugal - também ele considerado múltiplas vezes o melhor do mundo - foi construída no norte do país).

    A meu ver, alguns troços específicos da A21 e A17 podem ser bastante interessantes para quem alinhe pelo meu diapasão, ainda que recomendo precaução na A21, devido ao esfalto desgastado em alguns sectores que, entre outras coisas, criou depressões que num carro do dia-a-dia não parecem mais do que um inconveniente, mas num Ferrari e a ritmo “vivo” (à falta de melhor adjectivo), poderão levar a um perigoso e possivelmente oneroso “bottom out”.

    Alguns troços da A2 (após Alcácer e até Almodovar) e A6, se desertas, são mágicos.

    Tenho amigos que juram amor à estrada da Serra da Arrábida (peço desculpas por não me recordar do número), mas considero-a estreita e excessivamente concorrida, até em dias que teoricamente seriam de acalmia.

    Em termos de estrada de montanha/nacionais prazerosas e desafiantes, a esmagadora maioria das que serpenteiam Trás-os-Montes são, para mim, divinais. Pena que sejam longe para nós, que residimos na nossa maioria, na Grande Lisboa ou no Grande Porto.

    Espero poder paulatinamente contribuir para mais esta inexcedível iniciativa do Ricardo com sugestões mais concretas e ir até lá, simultaneamente, aprendendo com a experiência de todos vós. Encaro inclusive que este tópico poderá ser um excelso guia para turistas que, visitando o nosso país e sendo “petrol heads”, possam desfrutar das suas máquinas e conhecer a fundo o nosso país, tomando contacto com todo o seu potencial como ele, de resto, merece.

    Um abraço reconhecido.
     
    MDEL, Atlantic and Makuono like this.
  4. portogts

    portogts Formula 3
    Project Master Owner

    Aug 31, 2008
    2,333
    Maia-Portugal
    Full Name:
    Vitor Sousa
    #3 portogts, Oct 3, 2020
    Last edited: Oct 3, 2020
    Olá Ricardo,
    Fotos fantásticas !!
    Realmente estas máquinas foram feitas para conduzir! :)
    Sempre que posso levo o 456 para algumas estradas bem bonitas para desfrutar da paisagem e da máquina.
    Aqui ficam umas fotos de uns passeios que fiz com a família até Bragança e Terras do Bouro.
    :) :)

    A estrada entre Bragança e Chaves , a N103 , tem pouco transito , bom piso e vistas fantásticas.

    A estrada M531 até Brufe é fantástica , mas temos de ter cuidado com o piso.

    Abraço
    Vitor
    Image Unavailable, Please Login Image Unavailable, Please Login
     
    MDEL, Atlantic and Makuono like this.
  5. F430Modena

    F430Modena F1 Rookie

    May 26, 2005
    3,178
    Portugal
    Ola Ricardo,

    Gosto imenso de fazer roadtrips , essas duas estradas que falas são giras , mas pessoalmente acho que N222 só fica mesmo interessante de São João das Pesqueira até Barca de Alva passando por Vila Nova de Foz Coa , curvas longas um piso excelente com pouco transito.

    Também tens um percurso interessante que o Vitor fez referencia , que é N103 depois de Chaves - Vinhais - Bragança , eu costumo fazer a volta como esta nesse anexo. Depois de Valpaços desço até Mondim.

    Ontem fiz percurso interessante pela zona de Arganil , barragem santa luzia depois Covilhã , Torre da Serra da Estrela , Sabugueiro , Nelas e Viseu.
    Image Unavailable, Please Login
     
  6. MDEL

    MDEL F1 Rookie
    Rossa Subscribed Silver Subscribed

    Feb 24, 2016
    2,771
    Southern Europe
    Full Name:
    Mario
    Olá Ricardo,

    Só agora e já tardiamente é que vi este seu post e desde já aproveito para lhe agradecer o facto de partilhar connosco esses itinerários fantásticos assim como as suas fotos pessoais com o seu Ferrari.
    Portugal tem locais maravilhosos para serem visitados e onde se pode conduzir um Ferrari com absoluta tranquilidade. Lembro-me de algumas experiências que já tive no sul do país, no Alentejo. Numa delas conduzi um ferrari descapotável durante muitos quilómetros por entre campinas verdejantes em estradas secundárias muito bem pavimentadas, sem me cruzar com qualquer outro automóvel, sendo a única coisa audível o som do motor. Nessa viagem também fiz uma espécie de cross-country por estradas de terra batida e passei por locais onde antes pensava não ser possível conduzir um Ferrari.
    Um dia com mais tempo vou fazer uma retrospectiva dessas viagens e tos itinerários que segui.

    Cumprimentos

    Mário
     
    Atlantic and Makuono like this.
  7. To remove this ad click here.

  8. MDEL

    MDEL F1 Rookie
    Rossa Subscribed Silver Subscribed

    Feb 24, 2016
    2,771
    Southern Europe
    Full Name:
    Mario
    Makuono and AlfistaPortoghese like this.
  9. AlfistaPortoghese

    AlfistaPortoghese Moderator
    Lifetime Rossa

    Mar 18, 2014
    3,777
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
    Uma paisagem tipicamente lusitana, vincada por uma máquina tipicamente transalpina. Belíssima fotografia, Mário. Digna de se emoldurar e colocar em local de proeminência!

    A propósito do interessantíssimo repto lançado pelo Ricardo, aproveito para partilhar artigo que encontrei fortuitamente ao navegar pelas redes sociais alusivo à emblemática Estrada Nacional 222, que inclui sugestão de percurso:

    https://www.e-konomista.pt/estrada-nacional-222-portugal/

    Um abraço.
     
    Makuono likes this.
  10. MDEL

    MDEL F1 Rookie
    Rossa Subscribed Silver Subscribed

    Feb 24, 2016
    2,771
    Southern Europe
    Full Name:
    Mario
    Nuno obrigado pelas palavras amáveis e pelo artigo relativo à estrada nacional 222 que é muito interessante. Já fiz partes desse percurso no passado mas não num Ferrari e por isso gostava de repetir a experiência mas desta vez ao volante da "máquina transalpina". Penso que isso fará toda a diferença….

    Um abraço.
     
    AlfistaPortoghese likes this.
  11. portogts

    portogts Formula 3
    Project Master Owner

    Aug 31, 2008
    2,333
    Maia-Portugal
    Full Name:
    Vitor Sousa
    Boas ,

    No seguimento do desafio lançado pelo nosso amigo Ricardo , deixo ficar aqui mais uma proposta :

    A Nacional 304 liga Mondim de Bastos á Campeã , é uma estrada com um piso em bom estado , curvas fantásticas e uma paisagem de sonho :) :) .

    Aqui ficam algumas fotos....
    Image Unavailable, Please Login Image Unavailable, Please Login
     
    MDEL likes this.
  12. To remove this ad click here.

  13. portogts

    portogts Formula 3
    Project Master Owner

    Aug 31, 2008
    2,333
    Maia-Portugal
    Full Name:
    Vitor Sousa
  14. Makuono

    Makuono Formula Junior
    Silver Subscribed

    Feb 15, 2014
    883
    Full Name:
    Ricardo
    #11 Makuono, Dec 30, 2020
    Last edited: Dec 30, 2020
    Vitor,

    Fantásticas fotos de uma estrada deveras divinal. A vista de cortar a respiração, a rota intrincada pela montanha e a largura suficiente para que o Cavallino respire. E a chegada à Campeã, às portas do Douro Vinhateiro.

    Há anos atrás fizemos esse percurso de mota, uma delicia. Ver as fotos do Vitor trouxe-me a vontade de a fazer no Ferrari.

    Obrigado pela partilha e pela lembrança.

    Aproveito para desejar um Bom Ano Novo para todos! Que 2021 nos traga saúde, restabeleça a liberdade e ofereça mais oportunidades para acelerarmos nos Ferrari. :D

    Ricardo
     
    MDEL and portogts like this.
  15. PAFA

    PAFA Formula Junior

    Jan 26, 2006
    589
    Portugal
    Full Name:
    Ricardo Faria
    Belas fotos Vítor, mas mais à frente podias ter saído na pousada do Marão e fazias a N15 até Amarante, um dos melhores percursos de montanha de Portugal.
    Quando vieres para estes lados avisa, faço-te companhia no percurso.
     
    portogts likes this.
  16. portogts

    portogts Formula 3
    Project Master Owner

    Aug 31, 2008
    2,333
    Maia-Portugal
    Full Name:
    Vitor Sousa
    Fica combinado sem duvida Amigo!!!
    Sent from my SM-G973F using FerrariChat.com mobile app
     
  17. portogts

    portogts Formula 3
    Project Master Owner

    Aug 31, 2008
    2,333
    Maia-Portugal
    Full Name:
    Vitor Sousa
    Olá Ricardo,

    Sem duvida um belo percurso para fazer de moto ou Ferrari!

    Um Bom 2021 para todos cheio de saúde!!


    Sent from my SM-G973F using FerrariChat.com mobile app
     

Share This Page