News

Fiabilidade turbos 488

Discussion in 'Portugal' started by AlfistaPortoghese, Jun 10, 2020.

  1. AlfistaPortoghese

    AlfistaPortoghese Moderator
    Moderator

    Mar 18, 2014
    3,693
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
    Boa noite a todos,

    Parecem começar a aparecer várias falhas e dúvidas relacionadas com a durabilidade dos turbos IHI que equipam o 488 GTB, Spider, Pista e Pista Spider.

    Carros com baixa quilometragem, sempre assistidos no concessionário oficial e com uma utilização responsável no que respeita a cuidados elementares no que concerne o funcionamento das turbinas, estão a reportar falhas totais do turbo, especialmente o turbo número dois, localizado do lado do passageiro:

    https://www.ferrarichat.com/forum/threads/488-turbo.622063/

    https://www.ferrarichat.com/forum/threads/488-service-turbo-failure-anyone-else.589526/page-2

    Subsistem ainda dúvidas sobre o facto da extensão de garantia cobrir ou não as supra narradas falhas, uma vez que a garantia de fábrica obrigatória por lei, em caso de causa imputável em exclusivo a falha do material, claramente as cobre.

    Algum 488 lusitano com os mesmos sintomas apresentados pelos nossos companheiros norte-americanos?

    Um abraço.
     
    MDEL likes this.
  2. F430Modena

    F430Modena F1 Rookie

    May 26, 2005
    3,165
    Portugal
    Olá Nuno ,

    Já soube de um 488 GTB nacional com 4 mil kms que precisou de levar um turbo , mas do que sei na altura foi em garantia, carro tinha 2 anos.

    Abraço
     
    MDEL and AlfistaPortoghese like this.
  3. AlfistaPortoghese

    AlfistaPortoghese Moderator
    Moderator

    Mar 18, 2014
    3,693
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
    Obrigado amigo. O teu feedback é inestimável e insubstituível, como sempre!

    O caso que relatas vai directamente ao encontro ao reportado nos Estados Unidos. São falhas em carros com muito baixa quilometragem e em que os proprietários observaram as boas práticas de conservação do turbo: não exigir performance do motor antes deste atingir a temperatura de serviço, usar óleo de qualidade e respeitar os intervalos de manutenção, permitir um período de cool down antes de desligar o motor e, consequentemente, cortar a lubrificação do turbo, etc.

    Falhas tão prematuras aparecem apontar no sentido de alguma falha de material e/ou montagem na origem. Também as caixas de dupla embraiagem, quando surgiram no California, apresentaram falhas diversas de fábrica. Problemas de primeira geração, provavelmente. As falhas parecem ser aleatórias e não existe recall por ora. Vamos ver como evolui a situação e espero que estes problemas não afugentem nem actuais nem futuros proprietários, pois o 488 é um Ferrari fenomenal e, por consequência, uma máquina incrível.

    Um abraço Tiago e mais uma vez obrigado!
     
    MDEL and F430Modena like this.

Share This Page