The Portugal Thread! | Page 491 | FerrariChat

The Portugal Thread!

Discussion in 'Portugal' started by ClassicFerrari, Feb 6, 2006.

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, Skimlinks, and others.

  1. Alpiger

    Alpiger Formula Junior

    Oct 30, 2006
    333
    Europe
    Full Name:
    Mario
    #12251 Alpiger, Jul 17, 2015
    Last edited by a moderator: Sep 7, 2017
  2. Alpiger

    Alpiger Formula Junior

    Oct 30, 2006
    333
    Europe
    Full Name:
    Mario
  3. Alpiger

    Alpiger Formula Junior

    Oct 30, 2006
    333
    Europe
    Full Name:
    Mario
    #12253 Alpiger, Jul 20, 2015
    Last edited by a moderator: Sep 7, 2017
  4. AlfistaPortoghese

    AlfistaPortoghese Moderator
    Lifetime Rossa

    Mar 18, 2014
    3,778
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
    Mário, boa noite. Que belo "rol" de novidades!

    Se não estou equivocado, o Dr. Carlos Monjardino tinha um California nessa cor. Uma obra de arte!

    Um abraço.
     
  5. Alpiger

    Alpiger Formula Junior

    Oct 30, 2006
    333
    Europe
    Full Name:
    Mario
  6. Alpiger

    Alpiger Formula Junior

    Oct 30, 2006
    333
    Europe
    Full Name:
    Mario
  7. AlfistaPortoghese

    AlfistaPortoghese Moderator
    Lifetime Rossa

    Mar 18, 2014
    3,778
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
    Apesar de ter conta no Facebook, não a uso nem visito com muita frequência. Ontem levei um dos meus carros à IPO: pelo caminho fui seguido, filmado, fotografado e quase abalroado um par de vezes. Já devo andar por Facebooks alheios sem o saber, algo que seria capaz de literalmente pagar para que não acontecesse. Só quando parei no interior das instalações para realizar a IPO é que as pessoas foram extremamente simpáticas, afáveis, cordiais e calorosas: deu para conversar, rir, partilhar ideias. Parece que as pessoas ultimamente usam as suas viaturas como arma de arremesso, fazendo uso do movimento e do anonimato conferido pela viatura (tal como nas redes sociais) para darem asas às mais diversas alarvidades. Em pessoa, cara a cara e olhos nos olhos, são de uma simpatia e amizade tocantes.

    Pelo caminho ainda conheci pessoalmente mais um entusiasta fora de série, com quem tive o prazer e o privilégio de partilhar uma voltinha que, não obstante curta, foi um momento de bom convívio, a repetir de futuro. Obrigado Ricardo!

    Um abraço.
     
  8. AlfistaPortoghese

    AlfistaPortoghese Moderator
    Lifetime Rossa

    Mar 18, 2014
    3,778
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
  9. zx9r94

    zx9r94 Karting
    BANNED

    Jan 9, 2014
    137
    Terras além Tejo
    Full Name:
    Lucky number "duas"
  10. pedro233

    pedro233 Formula Junior

    Sep 24, 2008
    429
    Parque das Nações-Lx
    Full Name:
    Pedro
    #12261 pedro233, Oct 28, 2015
    Last edited by a moderator: Sep 7, 2017
    Bom dia,

    Um update ao último carro não-ferrari, que comprei..O F40 de dia a dia do japonês da classe média!

    Trata-se de um Integra Type-R nacional, que adquiri ao seu ainda primeiro proprietário, vendido novo em Portugal pela Honda em 1998.

    Carro espartano, com algumas especificações curiosas, nomeadamente o bloco ser o de origem japonesa (200ps) e não o europeu (190ps), a pedido do dono que atrasou a encomenda do carro em 6 meses...assim como os símbolos...assim como a suspensão, travões e barras anti-aproximação (5 barras anti-aproximação montadas de origem pela Honda, em vez das tradicionais 2, etc..

    #2600 de #3900 ITR produzidos
    um dos 400 feitos na cor Branco "Championship White", que era a cor que o Ayrton tinha no seu carro de F1.

    Conforme disse, o F40 da classe média!
    Abraço
    Pedro
    Image Unavailable, Please Login
    Image Unavailable, Please Login
     
  11. BigDaddy_PT

    BigDaddy_PT Formula Junior

    Mar 3, 2010
    318
    Porto, Portugal
    O Alfa e o Carocha ainda se mantêm por aí? Está uma garagem bem composta, há carros para todos os gostos, desde miúdos aceleras a velhos barrigudos a passear na marginal ao domingo à tarde :D
     
  12. pedro233

    pedro233 Formula Junior

    Sep 24, 2008
    429
    Parque das Nações-Lx
    Full Name:
    Pedro
    O Alfa GTV V6 turbo vendi, assim como o Porsche 911.

    Fiquei com o Ferrari e estes 3, mais o pequeno grande Smart , e os 2 carros de trabalho de turismo, que são o meu ganha pão para tudo o resto, Mercedes Class S e a carrinha Mercedes Viano.
     
  13. pedro233

    pedro233 Formula Junior

    Sep 24, 2008
    429
    Parque das Nações-Lx
    Full Name:
    Pedro
    Uma dúvida que me surgiu, enquanto folheava os Manuais e as especificações técnicas do motor B18C JDM, que está montado no meu integra.

    O Ferrari 355 com ciclo de produção entre 1995 e 2000 (o mesmo que o Integra), foi na altura anunciado como o motor atmosférico com maior output específico de cavalos/cilindrada, batendo inclusive o lendário Mclaren F1. Ouvi isto vezes sem conta não só nas press-conferences da Ferrari dessa altura, como inclusive por muitas reviews dos anos 90.

    Ferrari 355 F129 (1995-2000) 3500cc para 380cv = 108 cv / litro

    Sucede que este chavão do marketing da Ferrari não é de todo verdade. Sendo imparcial, houve nesse ciclo de produção 3 motores da Honda que ultrapassavam a potência específica por litro do motor do F355, foram eles:

    Integra Type R JDM Spec (1995-2000) 1800cc para 200cv = 111 cv / litro
    Civic Type R JDM Spec (1996-2000) 1600cc para 185cv = 116 cv / litro
    Honda S2000 JDM Spec (1999-2009) 2000cc para 252cv = 126 cv / litro

    E o que é curioso também, é que mesmo quando comparamos com a restante gama dos V8 atmosféricos (que são os motores da Ferrari com maior output cv/litro), só no último atmosférico do 458 Speciale é que a marca da Honda é finalmente ultrapassada:

    360 Modena (1999-2005) 3600cc para 400 cv = 111 cv / litro
    360 Challenge 3600cc para 425 cv = 118 cv / litro
    430 (2005-2009) 4300cc para 490 cv = 114 cv / litro
    430 Scuderia 4300cc para 510 cv = 119 cv / litro
    458 Itália (2010-2015) 4500cc para 570 cv = 126 cv / litro
    458 Speciale 4500cc para 605 cv = 134 cv / litro

    São só pormenores claro está, são duas marcas de carros muito distantes em filosofia e propósito, mas não deixa de haver uma certa graça quando os comparamos neste campo específico!
     
  14. BigDaddy_PT

    BigDaddy_PT Formula Junior

    Mar 3, 2010
    318
    Porto, Portugal
    Uma pena ter vendido o 911, uma vez que se está a verificar uma enorme escalada de preços para os 911 a ar

    Estão algumas datas mal, o 355 entrou em produção em Maio de 94, e à data era de facto o motor com maior output específico

    Depois só em 96 é que a Honda começou a produzir o ITR DC2 e o F20C do S2000 JDM produzia 250PS que são 247cvs que dá 123cv/litro, esse sim foi o motor com maior output especifico na categoria dele, durante vários anos até ter chegado o 458 e depois o GT3 RS 4.0
     
  15. pedro233

    pedro233 Formula Junior

    Sep 24, 2008
    429
    Parque das Nações-Lx
    Full Name:
    Pedro
    Eu vi os ciclos de produção no site topspeed, e por acaso são ambos coincidentes, de 1995 a 1999/00:
    1995 - 1999 Ferrari F355 | car review @ Top Speed
    O debut vi este vídeo de 12/1995: https://www.youtube.com/watch?v=5mynvDGUjJw

    O Porsche era um belíssimo automóvel... ;) bons momentos ao volante, mas o Subaru no ponto em que presentemente se encontra... (eheheh) é outro campeonato!

    Vamos evoluindo, e experimentando outras marcas e outras coisas, sem pudores. No fim o que interessa é que estejamos mais felizes do que estávamos antes :) O Porsche permitiu financiar o investimento a nível de motor que o Subaru teve, não pagou o investimento total se contarmos com a electrónica, suspensão, travões, etc... mas deu uma ajuda importante.

    Como disse, dois campeonatos opostos, no que a performances e prazer de condução diz respeito, e já houve pessoas deste fórum que conduziram os 2 e podem corroborar isso.

    Abraço!
     
  16. Alpiger

    Alpiger Formula Junior

    Oct 30, 2006
    333
    Europe
    Full Name:
    Mario
    #12267 Alpiger, Oct 30, 2015
    Last edited by a moderator: Sep 7, 2017
  17. BigDaddy_PT

    BigDaddy_PT Formula Junior

    Mar 3, 2010
    318
    Porto, Portugal
    O factor novidade do 488 deve ter ajudado, provavelmente os numeros irão abrandar até chegar o novo modelo de entrada de gama e respectiva reformulação para passar dos actuais 20 para os estimados 25 carros por dia
     
  18. SpeedDragon

    SpeedDragon Karting

    Jun 16, 2008
    86
    Santa Maria da Feira
    Full Name:
    David Magalhães
  19. pedro233

    pedro233 Formula Junior

    Sep 24, 2008
    429
    Parque das Nações-Lx
    Full Name:
    Pedro
    Alôs!

    Eu só referi a comparação entre o pequeno carro "Ferrari dos pobres" e a "Ferrari dos ricos", porque não deixa de ser curioso que acabem por ser as duas marcas que competem "neck and neck" pelos motores atmosféricos com mais potência específica de cavalos por litro; embora ainda assim a Honda leve larga vantagem (com excepção do ano "début" do 355 que foi o de 1994) e até ao 458 speciale, foi a marca generalista japonesa que esteve sempre à frente neste campo, o que sendo imparcial, é verdadeiramente surpreendente se analisarmos os propósitos pelos quais estas duas marcas existem: uma o Santo Gral da indústria automóvel, e outra uma marca generalista de carros para as massas.

    Fiz cerca de 1000km com o Integra antes de o guardar definitivamente na garagem e ao lado dos outros (não tenho tempo para os utilizar nesta altura da minha vida, acabam por ser um investimento); e para perceber também até que ponto um motor de 1797cc atmosférico que nasceu para a vida em 1995, pode ser levado a sério em 2015, 20 anos depois, face ao que se fabrica hoje em dia.

    A conclusão que eu tiro, é que percebo hoje porque é que a Honda teve um prejuízo do dobro do que aquilo que o carro custava (o carro era vendido nos 25 mil eur, e custava à Honda 50 mil para fabricá-lo...até há uma teoria, que depois de 3900 carros a dar prejuízo a Honda fartou-se..risos ;) )

    É um tomba gigantes este Integra, mesmo em 2015...para tentar fazer-vos entender o quanto absolutamente magnífico e ímpar aquele conjunto é, se eu emprestasse as chaves deste carro à grande maioria dos proprietários de Ferraris do Fchat, e se cronometrasse o tempo de ataque a uma curva a 90graus, digamos 50 metros antes => curva => 50 metros depois, eu tenho quase a certeza absoluta que eles fariam mais rápido com o Integra que com os seus respectivos Ferrari.

    Não tem a aura da nossa mítica marca italiana, mas foi a primeira..e talvez a última, tentativa japonesa bem conseguida, de fazer um track-car barato e para as massas verdadeiro tomba-gigantes (ainda que há custa de prejuízo na sua produção, e eu reconheço isso).

    O "F40 dos pobres"...mas "que F40!!"

    abraço!
     
  20. 11506apollo

    11506apollo Formula 3
    Silver Subscribed

    Oct 16, 2008
    2,492
    Tx Co Ca
    Senhores. me permitiriam interromper a conversa sobre motores e lhes perguntar algo em outra area? Gostaria de saber qual regiao de Portugal apresenta clima ameno? Me refiro a temperaturas abaixo dos 90 C no verao. grato pela atencao e desculpas pela intromicao.
     
  21. pedro233

    pedro233 Formula Junior

    Sep 24, 2008
    429
    Parque das Nações-Lx
    Full Name:
    Pedro
  22. Makuono

    Makuono Formula Junior
    Silver Subscribed

    Feb 15, 2014
    998
    Full Name:
    Ricardo
    Apollo,

    Sorry for the delay on our response. Of course you can enter the discussion!!

    Portugal is a small country, full of heritage, with temperate climate. It´s never too cold or too hot.

    The highest point in the country has 2000m, hence its the only place where we get enough snow to ski. Our continental territory (Portugal has two sets of islands - Madeira and Azores), has the form of a rectangle - two sides are bathing in the Atlantic and the other two make the border with Spain.

    Country side has continental weather, so its dry and with a bigger temperature differential - winter -3 to 12 / summer 25-40ºC

    By the sea line, due to humidity, temperature has less differential - winter 5 to 15 / Summer 20 - 32ºC


    https://www.visitportugal.com/en

    We have great roads - highways and B roads full of twisties. Gastronomy is fenomenal.

    In case you pay us a visit - we would be delighted to have you here, be sure to let us know!

    Regards,

    Ricardo
     
  23. Smurf

    Smurf Formula 3


    Boas Pedro, antes de mais parabens pela aquisicao do Integra, carro muito especial, a titulo de curiosidade o Alfa ficou por Lx ou mudou de zona?

    Abraco!
     
  24. pedro233

    pedro233 Formula Junior

    Sep 24, 2008
    429
    Parque das Nações-Lx
    Full Name:
    Pedro
    Boas Smurf,

    O Alfa GTV V6 foi vendido ao presidente do Alfa Club PT, podendo neste momento ser visto na cidade de Aveiro, onde o seu novo proprietário é residente. Carro nacional e verdadeiramente imaculado com apenas 90 mil km. Deixou saudades...aquelas linhas!!!!

    Abraço!
     

Share This Page