Problemas de caixa | FerrariChat

Problemas de caixa

Discussion in 'Portugal' started by Still, May 30, 2013.

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, Skimlinks, and others.

  1. Still

    Still Karting

    May 30, 2013
    126
    Serpa /Alentejo
    Full Name:
    João Miguel Chaveiro
    Ola a todos

    Acabei de me registar no forum, peço desde já desculpa pela minha inexpereiência em tudo e agradeço-vos a vossa paciencia:)

    Aquiri um modena de 99 na sexta feira passada e a verdade é que ainda me estou a habituar ao carro, á sua condução, manhas, etc... mas há um problema, que não sei até que ponto não será incompetência minha, mas que não deixa de me tirar o sono á noite...

    Tenho a caixa F1 e quando estou a meter mudanças, sendo em baixo regime ou já com o motor a gritar, de vez em quando, e na passagem de qlq mudança, entra-me a 'Neutral' sem a ter requisitado...

    A minha pergunta é se este problema será meu, do carro, se é comum e qual a solução?

    Já li que é possível afinar a caixa e a embraiagem, alguem me poderia indicar DIY ou onde poderia ler algo sobre isso?

    Muito obrigado pelo vosso tempo, cumprimentos a todos, espero falar-vos em breve.

    PS...Ah assim que tiver umas fotos em condições do meu bolide terei todo o gosto em colocar aqui e ouvir a vossa opinião:)

    Cumprimentos
     
  2. matzagrin

    matzagrin Formula Junior

    Aug 28, 2011
    321
    Coimbra
    Full Name:
    Bruno Pereira
    Não posso ajudar em termos mecânicos (a minha especialidade é mais a estética), mas não podia deixar de dar os parabéns pela aquisição de um dos meus modelos Ferrari preferidos.

    Fico por isso a aguardar ansiosamente as fotos da "máquina".

    Até lá, boas viagens! ;)
     
  3. portogts

    portogts Formula 3
    Owner Project Master

    Aug 31, 2008
    2,343
    Maia-Portugal
    Full Name:
    Vitor Sousa
    Bem-vindo ao grupo! :)

    Realmente queremos ver imensas fotos da sua máquina !!! :)

    A meu ver e da experiencia que tenho a conduzir carros com caixa F1 , não é normal passar a "Neutro" ou seja ponto morto...

    O principio básico de funcionamento das caixas de velocidades F1 é o mesmo que uma caixa manual. Imagine que vai a conduzir o seu carro com caixa manual ... quando passa de 2ª para 3ª velocidade tem que passar obrigatoriamente pelo "ponto morto" ... mas não pára nessa posição ...segue directamente para a 3ª velocidade.

    No caso da caixa F1 o principio é o mesmo , mas a mudança de velocidade é feita em milésimos de segundos... mais rápido que o piscar de olhos!!! :) :)

    Em condições normais o N só deveria aparecer quando está parado sem nenhuma mudança engrenada.

    Quando vai a conduzir a mudança salta fora?

    O "neutro" só aparece quando vai a fazer uma passagem de caixa? em reduções também aparece o N?

    Tente validar estas situações para o pudermos ajudar.

    Abraço
    Vitor
     
  4. Still

    Still Karting

    May 30, 2013
    126
    Serpa /Alentejo
    Full Name:
    João Miguel Chaveiro
    Muito obrigado pelas boas vindas e pela vossa atenção, são todos realmente muito atenciosos...

    A minha máquina faz-me lembrar um cavalo que foi abandonado, quanto mais tento conhecer a alma do meu carro mais me apercebo o quanto foi mutilado e desprezado, enfim...com muito amor, dedicação e umas coroas torna-lo-ei num cavalo de corrida novamente...

    Muitos de voces já devem ter visto o carro, e eu posto as pictures assim que as tiver.

    Bom, isto tudo porque? Pq realmente acredito que o carro está com alguns problemas electricos e provavelmente terei que o levar à marca para mo ligarem ao computador e me verem o que está para la...

    Voltando ao tema da caixa...Seja a meter mudanças, seja a reduzir (embora a reduzir aconteça com menos frequencia) e seja a trocar para que mudança for, em baixo ou alto regime, a caixa salta para neutral... Agora , será problema mecanico ou electrico?

    Mais uma vez obrigado por tudo, um grande abraço a todos
     
  5. Dr1v3r

    Dr1v3r Karting

    May 27, 2011
    104
    Parabéns pela máquina, espero sinceramente que não seja nada muito grave, e que consiga resolver rapidamente. Boa sorte!
     
  6. F430Modena

    F430Modena F1 Rookie

    May 26, 2005
    3,182
    Portugal
    Bem Vindo ao forum :)

    Desde já parabéns pela maquina.

    Como já falou , ideal é ligar maquina para ver o desgaste do disco embraigem , e o estado da F1 Pump.
     
  7. RGigante

    RGigante F1 Rookie
    Owner Project Master

    Nov 1, 2006
    2,874
    Portugal
    Bem vindo Still a este cantinho e parabéns pela máquina!

    Quanto ao seu problema, eu teria duas suspeitas, por esta ordem: o desgaste da embraiagem e o sistema hidraulico de comando.
    Embora o sistema mantenha uma estimativa do desgaste da embraiagem, é preciso "calibrar" esta indicação para que seja realista.
    No caso do comando hidraulico pode ser a pressão do sistema (ou ar no sistema) ou um problema no sensor PIS.

    O desgaste efectivo da embraiagem pode ser verificado visualmente e a eventual existência de ar no sistema também pode ser eliminada, mas sem dúvida que nestes carros o melhor é usar a electrónica ....
     
  8. Still

    Still Karting

    May 30, 2013
    126
    Serpa /Alentejo
    Full Name:
    João Miguel Chaveiro
    Pois, lá terei que o levar a passear à marca...

    Ja fui ao site oficial e saquei o contacto do dealer, alguem me poderia dizer se a assistencia é no mesmo local? E se não, qual é?

    Desculpem as perguntas que certamente para voces são basicas:/

    Um grande e sincero obrigado
     
  9. RGigante

    RGigante F1 Rookie
    Owner Project Master

    Nov 1, 2006
    2,874
    Portugal
    Porto ou Lisboa?
     
  10. Still

    Still Karting

    May 30, 2013
    126
    Serpa /Alentejo
    Full Name:
    João Miguel Chaveiro
    Lisboa...Sou alentejano, ja agora:)
     
  11. RGigante

    RGigante F1 Rookie
    Owner Project Master

    Nov 1, 2006
    2,874
    Portugal
    Nesse caso, com máquina para diagnóstico só conheço a marca. Alguém da zona de Lisboa pode confirmar se a Lorenzini reabriu?
     
  12. Still

    Still Karting

    May 30, 2013
    126
    Serpa /Alentejo
    Full Name:
    João Miguel Chaveiro
    Ja entrei em contacto com a marca e ja mederam as indicações e contactos necessários, deixa la ver qual o veredicto da maquina...:/
     
  13. joao_sv

    joao_sv Formula 3

    Sep 17, 2006
    1,507
    Sintra.
    Full Name:
    João Pedro.
    Pelo o que sei não,mas sempre pode ir a Ruela pelo o que sei uma optima casa de certo que resolvem esse problema. :)
    Desde já muito bemvindo :)
     
  14. Still

    Still Karting

    May 30, 2013
    126
    Serpa /Alentejo
    Full Name:
    João Miguel Chaveiro
    Muito obrigado:) Poderia indicar-me algum contacto da Ruela, homepage ou algo assim?
     

Share This Page