Excesso de óleo e fumo branco | FerrariChat

Excesso de óleo e fumo branco

Discussion in 'Portugal' started by Coutoreis, Oct 8, 2015.

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, Skimlinks, and others.

  1. Coutoreis

    Coutoreis Karting

    Jan 24, 2014
    51
    vila do conde
    Full Name:
    coutoreis
    Boa noite a todos no fórum,
    Ontem estive a verificar todos os níveis no meu Modena f1 e o nível do óleo do motor estava abaixo do mínimo, comprei 5W40 shell Helix ultra , acrescentei 4.5l e mesmo assim ficou pouco acima do mínimo.
    Hoje tirei-o da garagem andei 50m e começou a deitar muito fumo branco, como acontece quando partem o motor na formula1.
    Desliguei logo o carro abri o capot para ver se não estava a pegar fogo e depois fui ver novamente o nível do óleo porque o carro ainda estava frio e não haveria problema. Verifiquei que o óleo estava muito acima do máximo, cerca de 5 cm.
    Estive a ver o manual e o óleo afinal deve ser verificado e atestado com o carro no relantim.
    Amanhã vou chamar um mecânico para retirar o excesso, mas o meu receio é que tenha estragado alguma coisa?!
    Peço a vossa opinião e se já alguém teve alguma experiência parecida.
    Cumprimentos
    Couto Reis



    Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
     
  2. AlfistaPortoghese

    AlfistaPortoghese Moderator
    Lifetime Rossa

    Mar 18, 2014
    3,778
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
    #2 AlfistaPortoghese, Oct 8, 2015
    Last edited: Oct 8, 2015
    Boa noite Couto Reis.

    Lamento o sucedido! Passo apenas para trocar uma ideia consigo: sendo um proprietário bastante "picuínhas" (em termos de lubrificantes, o "problema" não só subsiste como se agrava), presto muita atenção às propriedades do óleo do motor. Na minha humilde opinião, penso que um óleo 10W60 seria bastante mais eficaz, protector e "agradável" para o motor do seu belíssimo Modena, do que um 5W40. Na verdade, usamos os nossos Ferrari com frequência incrementada no Verão, onde as temperaturas do ar não infrequentes vezes atingem e superam os 35ºC. Esse factor conjugado com a compressão elevada e calor gerado pelos nossos motores V8 e V12, deixa-me sempre receoso de óleos mais "finos".

    Relativamente a potenciais consequências mecânicas do episódio que relata sou um completo leigo, mas certamente em breve obterá aqui no fórum todas as respostas que almeja.

    Um abraço!
     
  3. Still

    Still Karting

    May 30, 2013
    126
    Serpa /Alentejo
    Full Name:
    João Miguel Chaveiro
    Amigo Couto Reis

    Não diria que o que aconteceu é muito frequente mas tais enganos tambem não são raros. Normalmente as consequências não são catastróficas mais vezes, ou porque o erro é detectado a tempo ou porque ha motores que têm maneira de aliviar a pressão que se forma. Os carros de gama mais baixa tendem a ser 'todos iguais', já estes superdesportivos tem métodos e pequenos pormenores que os distinguem. Sem querer afirmar o obvio amigo Reis, ler o manual de intruções antes de atestar e medir os niveis. Fica a lição ...eu cometi o mesmo erro, by the way:)

    Em termos de consequências, sem ser um entendido na matéria, penso que devemos pensar positivo:)

    Se a unica coisa que relatou foi o fumo branco e apenas rodou 50 m e desligou o carro, penso que ha boas probabilidades de não ter acontecido nada de problemático. Os casos mais complicados são casos em que a pressão aumenta tanto, ou durante tanto tempo, que não permite a saída dessa mesma pressão e óleo por algum mecanismo de escape. Ha motas com esse mecanismo, mas confesso, não sei se o 360 têm.

    Nunca é bom, mas pode não ter passado de um susto. Certamente que lhe dirão que há sempre qualquer coisa que fica danificada e tal...mas vamos ter fé:)

    Na minha opinião, mais uma vez, humilde e ignorante, retire o oleo todo, os dois bujões, (estão ao lado um do outro, e não se esqueça de reirar a tampa em cima para não fazer vacuo) coloque anilhas novas, dê uma vista de olhos nos tubos e nas abraçadeiras (teoricamente o motor presenciou pressões maiores que o normal e pode ter 'dado' por algum tubo) ponha o valor de oleo indicado no manual. Depois é mete-lo a trabalhar, num lugar a nível, esperar que aqueça e enquanto o motor trabalha acertar o nível do óleo.

    Apenas uma ressalva e indo de encontro ao que o amigo Nuno escreveu. O óleo desrito no manual é o óleo recomendando para o carro digamos 'novo', isto é, de acordo com os km's do carro, do uso que lhe é dado, das temperaturas médias a que o carro circula, irá variar o tipo e viscosidade do óleo que devemos utilizar. Náo é taxativo mas é um bom pricipio que a meu ver faz muito sentido...Não tivesse vindo do amigo Nuno:) Mais uma vez, a unica vez que atestei o carro foi com o óleo do manual... Vivendo e aprendendo.

    Não se preocupe amigo Reis, vai ver que está tudo ok. Esse motor resiste a tudo:)...a quase tudo.

    Gosto em saber que vai dando umas voltinhas no maquinão, eu tenho saudades do meu.

    Boas curvas, um grande abraço.
     
  4. portogts

    portogts Formula 3
    Owner Project Master

    Aug 31, 2008
    2,343
    Maia-Portugal
    Full Name:
    Vitor Sousa
    Boas amigo Couto Reis,

    No 360 para verificar o nível de óleo , devemos deixar o motor trabalhar até atingir a temperatura normal de funcionamento ( não só da água mas também do óleo). Quando o óleo atinge cerca de 70 a 80 graus , começa a circular pelo radiador e faz assim o circuito completo entrando no depósito onde temos a respectiva vareta . Nesta altura devemos verificar o nível de óleo. Existe 2 opiniões como ver o nível :
    Imediatamente após parar o motor .
    Com o motor a trabalhar.

    Com o motor parado há vários dias e em frio se verificar o nível de óleo vai notar que não marca óleo ou quase nada.

    Imagino que terá sido isso que aconteceu .

    Como andou pouco acredito que não deve ter danificado nada .

    Será boa ideia retirar o excesso , colocar a nível e verificar o funcionamento do motor.

    Abraço
    Vitor
     
  5. zx9r94

    zx9r94 Karting
    BANNED

    Jan 9, 2014
    137
    Terras além Tejo
    Full Name:
    Lucky number "duas"
    eheheheheh ahahahahah hihihihihihi

    ...faz de conta que não li este tópico criado pelo caro Sr. Couto Reis

    Uma tia do meu pai tem a bíblia na mesa de cabeceira... eu, o manual do F355 eheheheh

    De 3 em 3 semanas, passados 10 minutos de pôr o carro a trabalhar, quando as ventoinhas disparam, vejo o nível do óleo...!

    Uma vez, muitos anos atrás, ao adiccionar um pouco de óleo para nivelar, deixar pingar um bocado para cima do colector de escape quente e o compartimento do motor começou a arder...

    eheheheheh ahahahahah hihihihihihi

    Penso que seria muito engraçado se todos nós, os participantes proprietários deste fórum Fchat, morássemos na mesma rua... todos os fins-de-semanas haveria festas e churrascadas...

    eheheheheh ahahahahah hihihihihihi
     
  6. F430Modena

    F430Modena F1 Rookie

    May 26, 2005
    3,182
    Portugal
    Tens o óleo entrar pela admissão convém tirares o excesso de óleo e voltar a ligar o carro para ver se ficou tudo bem.
     
  7. Coutoreis

    Coutoreis Karting

    Jan 24, 2014
    51
    vila do conde
    Full Name:
    coutoreis
    Obrigado a todos pelos comentários.
    Felizmente não afectou nada, mudamos óleo e filtros e agora já faz barulho em vila do conde!


    Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
     
  8. AlfistaPortoghese

    AlfistaPortoghese Moderator
    Lifetime Rossa

    Mar 18, 2014
    3,778
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
    Excelentes notícias, caro Coutoreis!

    Manteve o mesmo óleo ou optou por uma graduação diferente?

    Um abraço.
     
  9. jorge da cruz

    jorge da cruz Karting

    Sep 4, 2015
    236
    Luanda Angola
    Full Name:
    Jorge Da Cruz
    Tinha só oleo a mais a a ser sugad pela admissão e valvulas e por isso havia fumo branco ...

    Ainda bem que diminuiste o oleo e o deixate ao nivél correcto e como dev ser...

    Por oleo 10 w ... Não é assim tão mau só pode ser mais eficiente na lubrificação e tirar um cavalito da soma total ao motor por usar um oleozinho um pouquinho mais pesado

    Ainda bem que não era segmentos estragados mas sim EMOÇÃO e por oleo a mais!

    Abraço
     
  10. Coutoreis

    Coutoreis Karting

    Jan 24, 2014
    51
    vila do conde
    Full Name:
    coutoreis
    Obrigado a todos pela ajuda e apoio.
    A oficina optou pelo óleo 10W60, na altura optei pelo 5W40 shell Helix ultra porque era o que menciona no manual do carro...
    Abraço
     

Share This Page