348GTS - Diário de Bordo | Page 3 | FerrariChat

348GTS - Diário de Bordo

Discussion in 'Portugal' started by ricardo teixeira, Apr 21, 2010.

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, Skimlinks, and others.

  1. RGigante

    RGigante F1 Rookie
    Owner Project Master

    Nov 1, 2006
    2,874
    Portugal
    Ricardo,

    antes de mais muitos parabéns! Felicidades e que corra tudo bem!
    Quanto ao encontro da Guarda é preciso convencer o pai a juntar-se ao grupo e perder o medo de "domar a fera vermelha" :)
     
  2. ricardo teixeira

    ricardo teixeira Formula Junior

    Sep 2, 2009
    356
    Luanda / OPorto
    Full Name:
    Ricardo Teixeira
    #52 ricardo teixeira, Jun 5, 2010
    Last edited by a moderator: Sep 7, 2017
    Voltando à revisão, no Sábado de manhã fui buscar as tampas ao pintor e regressei para junt do carro.

    Perdi mais umas horas a preparar cirurgicamente as superficies das mesmas, raspando alguma tinta que tivesse passado as fitas isoladoras assim como fumo de tinta que ficou nas zonas onde iriam assentar nas juntas.

    Foram também recolocados os fixadores dos cabos de velas, com os seus rebites plásticos.

    Seguindo o conselho do Vítor, no dia anterior ao final da tarde enquanto pintava as tampas, pedi para o meu pai comprar fêmeas novas em Inox. Reparei também que as anilhas, apesar de não serem as típicas anilhas de pressão, são ligeiramente cónicas para evitar o desaperto.

    Confesso que de todo o material que veio, o kit de juntas das tampas foi o único que ficou aquém do que eu esperava em termos de qualidade. Aliás, fiz questão e encomendar junta a junta, pensando assim que viriam as originais, mas não. Após destacar a parte de cima, a central e a de baixo, verifiquei que estavam um pouco curtas na zona das bolachas dos retentores das cames. Estamos a falar de cerca de 1,5mm de folga. fui buscar as juntas velhas e estas assentavam completamente justas....

    A solução era mesma utilizar as juntas novas, com ajuda do silicone que inevitavelmente teria que aplicar nesses cantos. Penso que o truque de utilizar eficazmente o silicone de juntas é usar o mínimo possível, e assim o fiz. Com ajuda de uma chave de fenda fina, fui aplicando e "pincelando" pequenas quantidades de silicone nesses cantos críticos de maneira a assegurar uma boa vedação e preenchimento dessa folga de 1,5mm.

    Fiz questão de não limpar nem cortar o excesso, de maneira a poderem verificar que a quantidade utilizada foi apenas a suficiente para sair/espandir marginalmente para fora (e dentro claro) das zonas de vedação. Apartir do momento que todo o interior está preenchido, não é necessário aplicar mais quantidades com o risco de o silicone acabar em sítio que não deve!

    Com ajuda do meu pai, apontar e pousar as tampas no seu lugar não foi difícil, mas não o faria sozinho. A razão prende-se que a presença do tubo onde a válvula anti-retorno do escape aperta. Está tão perto da tampa que foi necessário vergá-lo ligeiramente, aproveitando o efeito molda do tubo metálico, o suficiente para a tampa deslizar os seus furos para respectivos pernos.

    Qualquer pessoa que já utilizou parafusos e/ou fêmeas de Inox, sabe que é extremamente fácil gripar a rosca, e se isso acontecer é virtualmente impossível desapertar o conjunto. Com esse receio em mente, colocamos uma gota de massa lubrificante à base de Molibdénio em todas as roscas antes de aparafusar as novas fêmeas de Inox. Esperemos que não haja problemas de futuro!

    O aperto foi efectuado progressivamente, com voltas completas por todos os parafusos com cada vez mais força, até atingirmos o aperto final (acho que são 0,9 Kgf).

    Seguidamente colocamos as tampas dos topos das cames, com respectivas juntas (e são todas diferentes), assim como o sensor de fase. O excesso das juntas das tampas de válvulas foi cortado com um x-acto e aplicada uma muito fina camada de silicone nessa àrea.

    Substituimos também por Inox os 4 parafusos de terra/massa da cablagem dos injectores.

    Eu já sabia que esta seria a operação com maior impacto visual e estético de toda a revisão, e isso comprovou-se pelas caras de todos os que viram o motor a partir deste momento... :)

    Finalmente começou-se a passar as cablagens pelos sítios originais e recolocou-se as válvulas anti-retorno dos escapes (com massa de Cobre CU800 de spray aplicada nas roscas).
    Image Unavailable, Please Login
    Image Unavailable, Please Login
    Image Unavailable, Please Login
    Image Unavailable, Please Login
    Image Unavailable, Please Login
     
  3. RGigante

    RGigante F1 Rookie
    Owner Project Master

    Nov 1, 2006
    2,874
    Portugal
    Ricardo,

    mais uma vez os meus parabéns! Procedimento perfeito, incluindo a descrição!
     
  4. ricardo teixeira

    ricardo teixeira Formula Junior

    Sep 2, 2009
    356
    Luanda / OPorto
    Full Name:
    Ricardo Teixeira
    Obrigado Rui!

    O facto de ter sido em tempo record e termos trabalhado quase 20 horas por dia, não implicou saltar nenhum cuidado ou procedimento...

    (E já respiro mais aliviado desde a semana passada ;) )
     
  5. ARAlmeida

    ARAlmeida Formula Junior

    Nov 17, 2006
    286
    Este é daqueles tópicos que mexe comigo. Põe-me a cabeça a andar a roda.

    Parabéns pela dedicação e pelo trabalho realizado.
     
  6. ricardo teixeira

    ricardo teixeira Formula Junior

    Sep 2, 2009
    356
    Luanda / OPorto
    Full Name:
    Ricardo Teixeira
    Eh pá... também não é para tanto... :)
     
  7. ricardo teixeira

    ricardo teixeira Formula Junior

    Sep 2, 2009
    356
    Luanda / OPorto
    Full Name:
    Ricardo Teixeira
    #57 ricardo teixeira, Jun 22, 2010
    Last edited by a moderator: Sep 7, 2017
    Bem,

    Para terminar esta parte, ficam aqui as fotos do motor finalmente pronto para regressar ao seu sítio.

    Realmente não mencionei alguns pontos que foram intervencionados, como por exemplo a limpeza e substituição das juntas do fundo do depósito do óleo do motor, mas efectivamente até esse filtro foi lavado. É o problema de andar com as mãos sujas e sem tempo para pegar na máquina fotográfica.

    Durante a última madrugada disponível, lavei com benzina (pouco agressiva e muito volátil) todos os componentes dos módulos eléctricos de ignição e controlo das sondas O2.

    Lavei também as tampas de distribuição e as condutas de admissão, assim como as válvulas de controlo de relanti. As condutas são de um material àspero e semelhante a borracha. Não ficou com o aspecto que esperava, mas será uma daquelas coisas que facilmente se desmonta no futuro....

    Antes de montar as condutas, limpei com papel e benzina os corpos de acelerador e respectivas borboletas.

    Todas as fichas electricas foram ligadas, com o cuidado de verificar que os vedantes de silicone se encontravam bem colocados nos seus canais.

    Os cabos de velas foram também lavados e limpos.

    Tudo voltou para o seu lugar, e ficou o conjunto pronto para voltar a ser montado, pela mesma pessoa que o retirou....

    Acabou assim a operação de coração aberto, e passei a dormir melhor, tendo a certeza de como tudo foi efectuado e como foi efectuado......


    Nota curiosa: a correia de distribuição tem uns patins para a impedir de saltar fora (penso) e que vão aparafusados nas tampas da mesma. Em nenhum lado do manual vejo referência à folga com que devem ser montados... deixei com 0,6mm, por indicação da Viauto..
    Image Unavailable, Please Login
    Image Unavailable, Please Login
    Image Unavailable, Please Login
     
  8. ricardo teixeira

    ricardo teixeira Formula Junior

    Sep 2, 2009
    356
    Luanda / OPorto
    Full Name:
    Ricardo Teixeira
    #58 ricardo teixeira, Jun 23, 2010
    Last edited by a moderator: Sep 7, 2017
    Já eram altas horas da noite quando pude finalmente observar pequenos detalhes do motor.

    O que encontrei (por baixo do colector de admissão, cerca de 10cm à frente do filtro de óleo) foi a confirmação de muitas confusões, até mesmo dos catálogos oficiais de peças Ferrari...

    O bloco dos GT/S e B, com 10,8:1 de compressão.... o F119H..
    Image Unavailable, Please Login
     
  9. ricardo teixeira

    ricardo teixeira Formula Junior

    Sep 2, 2009
    356
    Luanda / OPorto
    Full Name:
    Ricardo Teixeira
    #59 ricardo teixeira, Jul 24, 2010
    Last edited by a moderator: Sep 7, 2017
    Para terminar a minha saga intensa da revisão das correias, aproveitei para fazer algo que tenho o costume de fazer em todos os meus carros. Acho que a relação preço/benefício a longo prazo compensa largamente.

    Não que tivesse detectado algum problema no sistema de travagem, mas reconhecendo que já tem quase 20 anos de idade, optei por trocar os tubos fléxiveis de óleo de travões. O óleo hidráulico tem propriedades muito agressivas paras as borrachas, e as mesmas também têm tendência de envelhecer com a exposição aos raios UV.

    Assim, ainda tive tempo para montar um kit da GOODRIDGE de tubos de malha de aço inox, com interior em teflon, o que basicamente quer dizer que são vitalícios.

    Cumprimentos,
    R
    Image Unavailable, Please Login
     
  10. ricardo teixeira

    ricardo teixeira Formula Junior

    Sep 2, 2009
    356
    Luanda / OPorto
    Full Name:
    Ricardo Teixeira
    Esta última semana já começou a ser utilizado regularmente, e finalmente a caixa ficou suficientemente quente para lhe tirar a valvolina com a idade do carro, e levar com a nova Red Line Superlight. As mudanças de velocidades passaram em cerca de 15 minutos, de uma missão impossível para quase vulgares passagens de um turismo.

    Vamos a ver como se comporta nos próximos dias.
     
  11. RGigante

    RGigante F1 Rookie
    Owner Project Master

    Nov 1, 2006
    2,874
    Portugal
    Foi uma pena não nos podermos encontrar!
    Ricardo, quem muda para a RedLine já não quer outra coisa ....
     
  12. ricardo teixeira

    ricardo teixeira Formula Junior

    Sep 2, 2009
    356
    Luanda / OPorto
    Full Name:
    Ricardo Teixeira
    #62 ricardo teixeira, Sep 23, 2010
    Last edited by a moderator: Sep 7, 2017
    tiagopc likes this.
  13. RGigante

    RGigante F1 Rookie
    Owner Project Master

    Nov 1, 2006
    2,874
    Portugal
    Belíssimas fotos Ricardo!
    Obrigado!
     
  14. portogts

    portogts Formula 3
    Owner Project Master

    Aug 31, 2008
    2,343
    Maia-Portugal
    Full Name:
    Vitor Sousa
    Máquina muito bonita !!!
    Parabéms !!!!
    Quero ver esse 348 no proximo encontro!!

    Um abraço
    Vitor
     
  15. BigDaddy_PT

    BigDaddy_PT Formula Junior

    Mar 3, 2010
    318
    Porto, Portugal
    Sem dúvida belíssimo, mesmo já com uns anitos não perdeu o charme

    Já agora a traseira não está muito alta?
     
  16. F430Modena

    F430Modena F1 Rookie

    May 26, 2005
    3,184
    Portugal
    Bem bonito.

    O Portogts arranjou-me umas filmagens de um encontro matosinhos em 1997 salvo erro e não é que apareçe o CZ ;)
     
  17. pedro233

    pedro233 Formula Junior

    Sep 24, 2008
    429
    Parque das Nações-Lx
    Full Name:
    Pedro
    Forza Ric!

    O carro está impecável, e tu e o teu pai estão ambos de parabéns pelo trabalho que nele levaram a cabo, no curtíssimo espaço de tempo que tiveram.

    Abraço
    Pedro
     

Share This Page