360 Modena | FerrariChat

360 Modena

Discussion in 'Portugal' started by TiagoFG, Dec 21, 2020.

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, Skimlinks, and others.

  1. TiagoFG

    TiagoFG Rookie

    Dec 10, 2020
    4
    Full Name:
    Mário Tiago Fernandes Gomes
    Boa tarde, o meu nome é Tiago, 37 anos e sou de Leiria. É um prazer estar neste grupo com tantos conhecedores, entusiastas e proprietários de algum Cavallino Rampante.
    Sempre fui um admirador de marcas italianas e mais precisamente da Ferrari. Confesso que não é um sonho de criança ter um Ferrari, coisa que mudou nos últimos dois anos e se tornou hoje, numa saudável obsessão!:)
    Tenho pesquisado bastante sobre as especificidades da marca, mais concretamente o Modena 360 que me parece um carro excelente para entrar no mundo Ferrari.
    Tenho algumas duvidas e agradecia, que com o vosso conhecimento, me pudessem ajudar.
    1) A transmissão manual tem também problemas de embraiagem?
    2) Foi me dito por um stand alemão que este motor tem tendência para ter problemas de compressão entre os 80.000 kms e os 100.000. Pesquisei sobre o assunto mas não encontro informação, isto é verdade?
    3) Um motor, com total substituição de todas as peças de desgaste, é considerado novo?
    4) Quais os principais aspetos, a ter em consideração, quando se compra um 360?
    Desculpem a ignorância nas questões, mas é melhor perguntar do que cometer erros que podem custar caro a curto/médio prazo.
    Muito obrigado.
     
  2. greyboxer

    greyboxer F1 World Champ

    Dec 8, 2004
    12,282
    South East
    Full Name:
    Jimmie
  3. TiagoFG

    TiagoFG Rookie

    Dec 10, 2020
    4
    Full Name:
    Mário Tiago Fernandes Gomes
    Thank you very much. Very complete and good information. Best regards.
     
  4. Rotativo1

    Rotativo1 Rookie

    Apr 30, 2014
    21
    Almada Portugal
    Full Name:
    Ricardo Martins
    Boa Noite Tiago,
    Enquanto proprietário de um 360, concordo que o 360 é uma das melhores opções para adquirir. É um modelo que está a evoluir (envelhecer) muito bem, e é hoje muito mais consensual que o era na altura da sua produção.
    Dito isto, e apesar de ser provavelmente o proprietário do 360 com menos kms e mais bem estimado da Europa, este é já o meu 5 Ferrari e em nenhum deles tive qualquer problema grave.
    Há muitos users que o poderão ajudar a nível de conhecimento e responder às suas questões.
    Existem no mercado algumas boas opções, cada vez mais raras e cada vez mais caras, mas ainda existem. O importante é ter atenção a proveniência e o histórico antes da compra.

    Boa sorte e parabéns pela escolha
    Ricardo Martins


    Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
     
  5. TiagoFG

    TiagoFG Rookie

    Dec 10, 2020
    4
    Full Name:
    Mário Tiago Fernandes Gomes
    Muito obrigado Ricardo.
    Caso queira, partilhe umas fotos do seu.
    Um abraço
     
  6. portogts

    portogts Formula 3
    Owner Project Master

    Aug 31, 2008
    2,343
    Maia-Portugal
    Full Name:
    Vitor Sousa
    Boas Tiago ,

    Vou tentar responder da melhor maneira ás suas questões :

    1) A embraiagem é geralmente considerado um item de desgaste , por isso a sua longevidade vai depender bastante do tipo de utilização que terá ;)
    Se o carro for utilizado em drag races , circuito não vai durar muito tempo ...
    Com uma utilização normal pode até superar os 100.000KMs
    No caso dos modelos F1 , a longevidade da embraiagem será por natureza mais curta e neste caso o tipo de utilização vai mesmo influenciar bastante a vida util da mesma.
    O sistema F1 tem alguma manutenção especifica como mudança de óleo , sangramento do circuito , calibragem da embraiagem , etc...

    2) Não tenho conhecimento que seja comum essa questão com os 360 ... tudo quanto sei é um motor fiável . Neste momento existe um video no Youtube de um Ferrari 360 modena com 160.000 MILHAS :) :) :)

    3) Um motor com substituição de todas as peças de desgaste é considerado um motor reconstruído .
    Um motor é novo quando sai da linha de montagem ...
    Convém esclarecer bem quais as peças substituídas .

    4) O historial de manutenção é muito importante , mudança de correias , mudança de embraiagem , historial de acidentes , possíveis reparações feitas ,
    a suspensão tem alguns elementos que se desgastam , por isso ter atenção a barulhos ...

    Espero ter ajudado um pouco a tirar algumas duvidas .

    Abraço
    Vitor
     
    Makuono likes this.
  7. TiagoFG

    TiagoFG Rookie

    Dec 10, 2020
    4
    Full Name:
    Mário Tiago Fernandes Gomes
    Bom dia Vitor,
    Muito obrigado pela resposta e pela informação.
    As peças de desgaste substituídas foram todas com uma fatura de 27000€. Não me sinto é confortável o chassi ter 100.000 kms e anunciam o carro com 25.000 kms devido à total reparação do motor.
    Abraço,
    Tiago
     
  8. pedro233

    pedro233 Formula Junior

    Sep 24, 2008
    428
    Parque das Nações-Lx
    Full Name:
    Pedro
    Bom dia Tiago,

    O motor pode ter levado um grande restauro.. Mas o restante carro tem os 100 mil km.

    Os km estão lá, e o desgaste também.

    Procure facturas para apoios motor, rolamentos e cubos de rodas, sinoblocos, borrachas tanto da carroceria como dos vidros, braços de suspensão, travões discos/pastilhas, amortecedores, etc

    Por muito bem estimado que esteja, convém ver. Em termos de custo (peças e mão de obra) é tanto ou mais do que o valor que você mencionou para o motor.

    Pus o meu (n é um 360) a fazer a revisão habitual das correias , e com 48 mil km dos quais 30 mil nas minhas mãos, houve muitas dessas peças que tiveram de ser substituídas.
     

Share This Page