The Portugal Thread! | Page 487 | FerrariChat

The Portugal Thread!

Discussion in 'Portugal' started by ClassicFerrari, Feb 6, 2006.

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, Skimlinks, and others.

  1. pedro233

    pedro233 Formula Junior

    Sep 24, 2008
    429
    Parque das Nações-Lx
    Full Name:
    Pedro
    Bem vindo RMV 08,

    Seria por ventura melhor fazer uma pequena apresentação para todos o ficarmos a conhecer, pois possivelmente até podemos ter mais um grande proprietário entusiasta entre nós, e nem sequer sabemos... ;)

    A questão do aburguesamento da marca, por muito que lhe custe a si, a mim, e a todos, começou a ser traçada a meio da década de 90 tal como expliquei. Por aburguesamento, refiro-me incisivamente à banalização do design do exótico, para traços mais vulgares, e pelo piscar de olhos a nichos do mercado que geram hoje em dia muito dinheiro, mas que nunca foram a vaca sagrada em termos de focus e de vendas da nossa Ferrari..longe disso.

    Ainda assim, convém referir que existe sim um motor na rival Lamborghini que é partilhado pelo R8 do grupo, mas convém não esquecer que não é motor original audi extensível à Lamborghini, é precisamente o contrário...basta ver quem o fez primeiro..foi no gallardo.
    Já agora, e não sei se tem alguns conhecimentos de mecânica da nossa marca, ou se já trabalhou em motores Ferrari, mas se algum dia desarmar as cabeças de um Maserati Gran Turismo...vai perceber que o motor é o mesmo que o 430..não sei se sabia disto, mas neste caso é exactamente a mesma coisa da banalização dos motores por outras marcas que outrora foram do grupo (que o exemplo que referiu na rival da Sant'agatta). E poderia-lhe dar exemplos de outros motores ao longo de 4 décadas de origem Ferrari, e partilhados em Fiats, Alfa Romeos, Maseratis, e até Lancias...

    O que eu disse também da mística da marca, e de os carros não transmitirem as sensações mais "raw" e brutas de outrora, não vem de ler em revistas...ou de amigos de amigos de donos me dizerem que X e Y..ou de ver vídeos no Youtube, ou de outras participações em Blogs ou fóruns de carros...vem de ser proprietário de um Ferrari à já alguns anos dessa era que lhe falei, e de para além desse exemplar, ter comprado para a minha colecção outros carros de outras marcas, para os guiar dia a dia, e enriquecer a minha experiência enquanto dono.

    Por isso, e caso seja também um proprietário de um destes magníficos automóveis, estendo-lhe desde já um convite de bem, para juntar o seu cavalinho ao meu, e irmos fazer uns troços espectaculares ali pela peninha, num antigo troço de rally icónico que atravessa a penha longa, que de Ferrari é a loucura ;)
    Aproveita e podemos depois vir ver o resto da colecção para além do Ferrari: Porsche 911, Subaru Impreza, Alfa GTV V6, MR2 W20 GTi, e desde a semana passada um Mercedes S.

    Abraço!
     
  2. bg2

    bg2 Formula Junior

    Dec 3, 2006
    773
    eu tenho uma opinião mista em relação a isto, acho que é um momento pivot na historia da marca mas não sei o que se vai passar daqui para a frente.

    provavelmente os volumes de produção vão aumentar. bem como as tranferencias de spares entre as marcas (esperemos que não voltem aos comandos fiat ehehehe)

    Era bom se produzissem spares para todos os ferraris, já era simpático....
     
  3. F355 Berlinetta F1

    Mar 31, 2010
    114
    Na minha opinião deviam era reduzir o numero de unidades anuais produzidas. E não era por isso que ia deixar de dar lucro ou ir a falência. Pura e simplesmente ia continuar a ser a marca mais cobiçada do mundo tal como sempre foi, mas se seguir caminhos idênticos a Porsche por ex não prevejo bons resultados a longo prazo.
    Detesto esses engravatados que não dão nem sabem valorizar a exclusividade de uma marca. Se gostassem realmente do que faziam não seguiam o dinheiro tão afincadamente.
     
  4. RGigante

    RGigante F1 Rookie
    Owner Project Master

    Nov 1, 2006
    2,874
    Portugal
  5. AlfistaPortoghese

    AlfistaPortoghese Moderator
    Lifetime Rossa

    Mar 18, 2014
    3,778
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
    Também sou convictamente da opinião que tal decisão, a verificar-se de facto, impactará a cobiça de modelos anteriores, aumentando-a. Os preços irão reflectir esse incremento na procura de uma quantidade (muito) finita de exemplares. Como dizem os ingleses, the tide raises all boats, pelo que uns modelos subirão mais que outros, mas todos subirão. Se a marca falisse, então...

    Tudo ganhos meramente académicos, já que eu não vendo nem por nada e sei bem que como eu, praticamente todos nós teríamos enorme dificuldade em nos separar dos nossos Ferrari, independentemente dos valores envolvidos.

    Dito isto, continuo francamente preocupado com a estratégia de futuro. O sonho e o mito nasceram da exclusividade, da pureza da competição, do resistir de um ideal. Estas notícias que o Rui postou, caso Marchionne realmente avance, roça o crime de traição e lesa pátria. Nunca gostei de Marchionne pelo que fez à Lancia e à minha amada Alfa Romeo. Vamos ver o que daqui sairá, mas muito me surpreenderia que saísse algo de jeito. Com muitos erros que reconheço, sempre fui apreciador incondicional de di Montezemolo e é com dupla tristeza que o vejo partir, especialmente com este futuro que se avizinha.

    Ainda teremos saudades de di Montezemolo!

    Um abraço fraterno,
    Nuno.
     
  6. AlfistaPortoghese

    AlfistaPortoghese Moderator
    Lifetime Rossa

    Mar 18, 2014
    3,778
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
    Pedro, nem de propósito:

    http://www.ferrarichat.com/forum/348-355-sponsored-bradan/462428-time-capsule-348-first-series.html

    Um abraço e bom fim-de-semana!

    Nuno.
     
  7. RGigante

    RGigante F1 Rookie
    Owner Project Master

    Nov 1, 2006
    2,874
    Portugal
  8. pedro233

    pedro233 Formula Junior

    Sep 24, 2008
    429
    Parque das Nações-Lx
    Full Name:
    Pedro
    "...this one should remain a time capsule..if we wanted to drive...there are many 348 out there cheaper"...

    Só acrescentaria ao final da frase "cheaper ...and better"

    Eu bem tinha razão na preocupacão que Manifestei junto dos outros donos no meeting aqui da expoclassicos no parque das nações... Cada vez mais a moda de que os carros com 1000km são os melhores do mercado..o resto são "molested cars..."

    Conceitos para essa gentalha que se diz conesseur de Ferraris:

    Proprietario que usa ferrari : car molester
    Proprietário que nunca tira Ferrari de baixo do manto: finest colector Ferrari conesseaur
     
  9. BigDaddy_PT

    BigDaddy_PT Formula Junior

    Mar 3, 2010
    318
    Porto, Portugal
    Apesar de não concordar com essa utilização dada aos Ferraris e outros carros mais exóticos, compreendo de certo ponto os proprietários que optam por esse caminho

    Chegar à garagem de manhã, acender as luzes e ver 2/3/4/+ superdesportivos a brilhar, com os pneus que saíram de fábrica ainda pretos e com os picos, com os plásticos de proteção originais no interior, o cheiro a novo, tudo o que é borrachas e plásticos ainda pretos como se de novo se tratasse...

    Por o motor a trabalhar uns minutos enquanto nos sentamos no banco do condutor sem colocar os pés na alcatifa para não sujar e mexemos nuns botões na consola/rádio, enquanto "desfrutamos" do som do motor, e então se for de inverno e com o motor frio, o borbulhar carateristico dos Ferrari...

    É claro que depois condeno o não andar com o carro, suspensão fica mole, borracha dos pneus perdem propriedades, travões ficam irregulares, tudo o que é fluídos perde carateristicas ao longo do tempo...

    Tudo isto para dizer que nem todos desfrutamos dos carros da mesma maneira, eu acho que a utlização ideal é numa pista ou estrada de montanha/serra, deve haver quem ache que é para andar na marginal a 20, outros para ir para a noite engatar miudas, outros para estar na garagem para serem admirados

    Enfim, há malucos para tudo
     
  10. RGigante

    RGigante F1 Rookie
    Owner Project Master

    Nov 1, 2006
    2,874
    Portugal
    Ora aí está uma das piores coisas que se pode fazer a um motor. Não atinge as temperaturas de funcionamento, vai provocar imensas condensações, que resultam em água a juntar-se ao óleo e corrosão a acontecer um pouco por todo o lado (e por dentro!!). Já vi o resultado depois de desmontar. Esta é precisamente uma das muitas razões pelas quais nunca compraria um carro com pouco Km's para depois andar com ele. Ia sair caro!

    Se não vão sair com ele para a estrada, mais vale não colocarem a trabalhar.
     
  11. AlfistaPortoghese

    AlfistaPortoghese Moderator
    Lifetime Rossa

    Mar 18, 2014
    3,778
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
    Compreendo o princípio de cada um fazer o que quer ao que compra, mas tenho dificuldade em respeitar opção de comprar um Ferrari e o usar como um vaso ou outro objecto decorativo.

    O prazer está em guiar, não em possuir. É o mesmo que adquirir uma viagem de sonho e em vez de se desfrutar de 15 dias numa praia absolutamente paradisíaca, quedar-se apenas pelo prazer de sentir o papel do voucher na mão.

    Abraço e boa semana!

    Nuno.
     
  12. pedro233

    pedro233 Formula Junior

    Sep 24, 2008
    429
    Parque das Nações-Lx
    Full Name:
    Pedro

    110% de acordo Rui.

    Já agora, parei de ler onde o "conesseur" italiano diz na descrição da viatura que liga alegremente para ouvir o motor e depois remata... "...factory installed timing belts too..." muito bom!!!

    Só saúde aquela unidade ferrari..só saúde..aquele motor deve soar cá de uma maneira..aliás, olho atento para a pigmentação nas diversas protecções do compartimento do motor na foto nº. 11.. indicando extrema saúde do que se passará lá por dentro..

    Ninguém no seu perfeito juízo, pode pensar que o barulho e a assertividade do trabalhar do motor num carro de 25 anos sem manutenção de quase tudo o que é importante, pode resultar no barulho e sensações saudáveis de à 25 anos atrás.. essa parte infelizmente não vai fazer parte da "time capsule"..morreu à muito tempo atrás.
     
  13. joao_sv

    joao_sv Formula 3

    Sep 17, 2006
    1,507
    Sintra.
    Full Name:
    João Pedro.
    "...factory installed timing belts too..." muito bom!!!


    O melhor som deve ser o do motor a partir é que só pode mesmo...
     
  14. RGigante

    RGigante F1 Rookie
    Owner Project Master

    Nov 1, 2006
    2,874
    Portugal
  15. AlfistaPortoghese

    AlfistaPortoghese Moderator
    Lifetime Rossa

    Mar 18, 2014
    3,778
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
    Assino em baixo.

    Quer se goste ou não do seu estilo de gestão (que pessoalmente, mais uma vez, assino em baixo), é o último a ser influenciado directa e pessoalmente pelo fundador.

    [​IMG]

    Não consigo deixar de pensar que com esta passagem de testemunho, especialmente para um sujeito como Marchionne, representa aquilo que os nossos amigos anglófonos chamam de "barbarians at the gates".

    Um grande abraço,

    Nuno.
     
  16. AlfistaPortoghese

    AlfistaPortoghese Moderator
    Lifetime Rossa

    Mar 18, 2014
    3,778
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
  17. jncevcosta

    jncevcosta Rookie

    Oct 26, 2013
    48
  18. zx9r94

    zx9r94 Karting
    BANNED

    Jan 9, 2014
    137
    Terras além Tejo
    Full Name:
    Lucky number "duas"
    Greetings,

    With all do respect, i prefer the Lengedery F355. Still, I would take the 458 Challenge over the 458 Spider or 458 Speciale or even the Speciale Aperta.

    Someday, Ferrari Corp instead of selling cars, it will sell... video games eheheheh

    Amén
     
  19. Alpiger

    Alpiger Formula Junior

    Oct 30, 2006
    333
    Europe
    Full Name:
    Mario
  20. F355 Berlinetta F1

    Mar 31, 2010
    114
    O problema é que quem faz as leis na maioria das vezes nunca meteu as mãos num atmosférico V12 Ferrari, caso o tivesse feito tinha noção do crime que estava a cometer ao obrigar marcas com valores de produção residuais a aderirem aos turbos.
     
  21. Qualnhick

    Qualnhick Rookie

    May 15, 2006
    21
    Comprei um Maserati Granturismo S que junto aos italianos Ferrari 612 e Ferrari California, para alem de outras maquinas que aqui tenho.
    Deixo fotos dos 3

    Abraços

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]
     
  22. zx9r94

    zx9r94 Karting
    BANNED

    Jan 9, 2014
    137
    Terras além Tejo
    Full Name:
    Lucky number "duas"
    Everything very nice!
    Best of wishes
    Also, love the court
    Vive Le Tennis!

    ...reparei que o Maserati não tem matrícula frontal: na véspera de natal, fui autuado em plena auto-estrada por a identificação de minha viatura ser em papel autocolante.
     
  23. F430Modena

    F430Modena F1 Rookie

    May 26, 2005
    3,184
    Portugal
    Trio Maravilha :)

    Parabéns
     
  24. matzagrin

    matzagrin Formula Junior

    Aug 28, 2011
    321
    Coimbra
    Full Name:
    Bruno Pereira
    Continua com bom gosto... Parabéns!
     

Share This Page