Uma aquisição difícil | Page 3 | FerrariChat

Uma aquisição difícil

Discussion in 'Portugal' started by AlfistaPortoghese, Mar 18, 2014.

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, Skimlinks, and others.

  1. RGigante

    RGigante F1 Rookie
    Owner Project Master

    Nov 1, 2006
    2,874
    Portugal
    Caro Nuno,

    foi com entusiasmo que li o seu "relatório" de um dia certamente memorável! Muitos parabéns!!!
    É sempre motivador ler a descrição de alguém que concretizou o seu sonho de possuir um Ferrari. Fantástico! Ainda por cima escreve bem e em Português correcto, o que é sempre de assinalar (e infelizmente cada vez mais raro).

    Será sempre um prazer ajudá-lo no que me for possível. Disponha!

    Quanto à questão da caixa de velocidades (2ª velocidade), realmente é mais característica do que defeito, mas como já foi referido pelo Pedro a mudança para o óleo sintético da RedLine resolve o "problema", com a vantagem adicional de ser um óleo 100% sintético.
    Recomendo neste caso a utilização de RedLine 75w90 e 75w90NS em partes iguais (dois litros de cada). O sufixo "NS" significa "No Slip", ou seja, sem o aditivo utilizado para o correcto funcionamento do autoblocante. Este é o melhor compromisso entre o funcionamento dos sincronizadores da caixa e do autoblocante do diferencial. Em menor quantidade o diferencial faz o típico "chatter" e em maior quantidade os sincronizadores não gostam ....

    Quanto ao indicador da gasolina, é mesmo assim e explica-se pelo facto do sensor se encontrar no depósito do lado esquerdo. Esse efeito é maior quando o depósito está para baixo de meio, já que numa curva mais prolongada para a direita toda a gasolina passa para o depósito da esquerda e o sensor "vê" um depósito cheio. Nas curvas prolongadas para a esquerda a gasolina vai toda para o depósito direito e acende mesmo a luz da reserva.
    Deve ser por esse facto que existe um "rebaixo" na parte inferior do depósito esquerdo, o que certamente garante a existência de gasolina para a bomba puxar durante as curvas mais prolongadas :)

    A questão do maior nível de fumo no escape direito é exactamente pela razão que lhe indicaram: o maior comprimento da tubagem desse lado, que gera maior condensação. No entanto, esse sintoma deve desaparecer depois do escape atingir a temperatura de funcionamento e por isso libertar todo o vapor de água.

    Mais uma vez parabéns pela aquisição. Saiba que oito anos depois de ter comprado o meu, ainda hoje entro na garagem e penso "WOW" :)

    Aproveite bem esse sentimento e apareça nos encontros e concentrações, onde poderemos partilhar a nossa paixão pela Ferrari!
     
  2. AlfistaPortoghese

    AlfistaPortoghese Moderator
    Lifetime Rossa

    Mar 18, 2014
    3,778
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
    Muitíssimo obrigado a todos! Bem sei que de facto muitas vezes os fóruns das comunidades de carros de performance estão repletos de entusiastas que manifestam vontade de adqurir um veículo mas depois, quer por se tratar de mera empolgação efémera ou por verificar alguns pontos menos fáceis da tarefa de ser proprietário, acabam por desaparecer.

    Não era o meu caso, uma vez que antes de me registar aqui convosco, já havia feito uma pesquisa principalmente a nível de custos. Esse, para mim dentro de quatro paredes, era o factor decisivo: só me empenharia neste projecto existindo condições folgadas e sustentadas para tal. Caso contrário, não iria incomodar dezenas de pessoas para, depois, não fazer absolutamente nada. Na minha perspectiva, não é assim que se valoriza o apoio recebido por uma comunidade.

    Muito obrigado ao Vitor pela belíssima imagem que aqui colocou. Se o meu Ferrari tivesse vindo acompanhado daquela menina, a esta hora eu ainda estaria provavelmente na garagem desde ontem!

    Muito obrigado ao Pedro pelas dicas que me deu em relação à caixa. São dicas valiosas, visto que em relação a esse procedimento de caixa, não encontrei nada específico no manual e esse procedimento narrado permite uma salvaguarda da mecânica que me parece muito importante. Não levei a mala cheia de dinheiro, mas lá consegui o meu Mondial! Tenho o costume de estacionar as viaturas deixando-as engatadas. Ontem quando desliguei o meu Mondial (soa bem!), estava para deixá-lo engatado em primeira mas pensei: "provavelmente só sairei com ele na semana que vem ou daqui a duas", talvez não faça bem aos carretos estarem assim. Longe de mim saber que, afinal, era o preciso oposto que se deveria fazer!

    A título de curiosidade: uma maravilha desfolhar o manual do Mondial 3.2. Contém procedimentos engraçadíssimos, procedimentos esses que hoje em dia com os automóveis modernos se desaconselham ou foram pura e simplesmente banidos, juntamente com recomendações de antigamente, coisas que eu estava mais acostumado escutar da boca do meu avô. Exemplo: "deve pressionar-se a embraiagem até ao fundo, engatar a primeira e sem largar a embraiagem dar uma aceleradela imediatamente antes de desligar a ignição".
    Outro detalhe curioso: parece que a Ferrari ao produzir este modelo já antecipou que os futuros proprietários apenas o usariam enquanto viatura de passeio. Desligar a bateria do Mondial é a coisa mais simples deste mundo: girar um manípulo redondo na frente carro e já está. Nada de cabos nem complicações de maior.

    Também um muito particular agradecimento ao Rui, com quem tive o distinto prazer de conversar alguns minutos esta tarde. Quanto mais conheço os membros e quanto mais participo nesta comunidade, mais impressionado fico. Não apenas pelo conhecimento da marca e pela disponibilidade técnica em caso de problemas, mas sim e sobretudo pelas pessoas que são. As marcas são feitas pelas pessoas.

    Como já tive oportunidade de mencionar em posts anteriores, este é o meu primeiro Clássico e o meu primeiro Ferrari. Estou certo que terei oportunidade de conversar convosco um pouco mais na FIL onde marcarei presença após um amabilíssimo convite do Rui mas, se me perdoarem o abuso, existem algumas questões que me assolam nesta fase inicial da experiência de ser proprietário. Espero não abusar da vossa paciência que até agora me ajudou tanto.

    1) Tanto o proprietário anterior quanto um amigo que tenho com bastantes conhecimentos na área, disseram-me que apesar do Mondial estar orientado para receber gasolina super com chumbo, funciona perfeitamente com gasolina sem chumbo mas apenas a de 95 octanas visto, de acordo com a informação que recebi e com a qual não tenho conhecimentos para concordar ou discordar, a gasolina sem chumbo 98 incluir na sua composição aditivos e detergentes potencialmente nefastos para um motor desenhado para funcionar com um combustível menos "refinado". O anterior proprietário colocava simplesmente sem chumbo 95 sem qualquer espécie de aditivo posterior. É de facto assim? O motor não precisa nenhuma adaptação de nenhuma espécie para funcionar com um combustível tão diferente daquele que foi projectado para lidar?

    2) Gostaria de poder andar com o meu Ferrari. Uma peça destas guardada meses a fio numa garagem é uma pena, distorce na minha opinião o verdadeiro valor e experiência de ser proprietário. Sobretudo agora que, espero eu, a Primavera e o Verão estão à porta! No entanto, no inverno, prefiro resguardá-lo um pouco devido às constantes intempéries. Prefiro que de Inverno ande menos, do que sujeitá-lo a estradas indecentemente repletas de buracos, lama, etc. Quais os cuidados que deverei ter, em caso de paragem mais prolongada do veículo, além de desligar a bateria, erguer a capota e mantê-la fechada, afim de evitar vincos que possam surgir pelo dobramento da mesma e colocar o "pijama" do veículo? Por vezes os manuais possuem algumas informações importantes, mas nada substitui a prática de quem possui estes veículos, daí a minha questão.

    3) Onde poderei adquirir o óleo por vós recomendado, o RedLine 75w90 e 75w90NS?

    4) Apesar do Mondial me parecer imaculado em vários aspectos e também do ponto de vista mecânico, gostaria de realizar uma manutenção preventiva no veículo. A anual também está quase aí à porta (Julho). A minha questão prende-se com o local onde fazer a revisão, sendo que pretendo manter a validade do certificado Ferrari Classiche, que implica manter todas as peças originais e consoante as especificações de fábrica. Além de que, ignorante no mundo Ferrari e simultaneamente no mundo dos Clássicos, se por um acaso não tivesse encontrado esta belíssima comunidade e me guiasse apenas pelo senso comum, só havia de me dirigir a um local: a Ferrari Lisboa na Rua da Artilharia Um. Segundo vi também, a Viauto agora é parte integrante do grupo Santogal, ainda que no site destes últimos não tenha conseguido encontrar informações relevantes.
    Quais são as minhas opções, tendo em mente que me é primordial manter a validade do certificado?

    5) Tive oportunidade de ver no histórico de manutenções do Mondial que existiu uma embraiagem nova e a periódica troca de correias de distribuição. Nada de anormal. A questão é que sempre ouvi dizer que estes procedimentos se poderiam efectuar com o motor acoplado ao chassis. No entanto, as facturas demonstram o contrário: Mostram estes procedimentos feitos correctamente pela oficina, mas cobram o serviço "engine out". Seria uma forma de cobrar um pouco mais a um proprietário que não soubesse do facto destas manutenções poderem ser feitas com o motor acoplado, ou no Mondial de facto este tipo de procedimento é "engine out"?

    6) As correias de distribuição. Famosíssimas, visto serem muitas vezes do papão do proprietário nas revisões major. Segundo me indicaram, o Mondial necessita delas novas a cada 3 anos. Estou ciente das consequências em caso de falha deste componente, ou da não-troca atempada deste componente chave. Muitos proprietários evitam a troca e/ou alargam o período de manutenção deste componente. A minha dúvida é a inversa: um componente desta importância aguenta os 3 anos, mesmo com uma condução cuidada, respeitando os imponentes 26 anos de idade do veículo? As correias do meu Mondial foram trocadas em Julho de 2013 (tenho o comprovativo da troca) e, segundo indicado, só voltará a precisar delas em Julho de 2016. Eu estava com vontade de as trocar antes. Será excesso de zelo da minha parte?

    7) Ainda falando de excesso de zelo: o anterior proprietário tinha uma garagem maior que a minha e habitava num lugar consideravelmente mais campestre que eu. Possuia um desumidificador na garagem que, segundo ele, o ajudou bastante na conservação de borrachas e a prevenir o eventual aparecimento de ferrugem. Apesar da minha garagem ser de menores dimensões e o meu ambiente ser urbano, seria má ideia também eu ter uma máquina dessas a funcionar na garagem com bastante frequência? Ainda para mais, tenho um aparelho desses na garagem ainda fechado na caixa, sem utilidade.

    8) Que tipo de produtos costumam usar nos vossos Ferraris, que se comprometam a limpar as jantes, remover insectos e demais detritos sem agredir os materiais nem a pintura? Ainda nesse tópico: que tipo de shampoos automóveis e esponjas costumam utilizar, que sejam os mais suaves e neutros possível?

    Pedindo antecipadamente desculpas pelo tamanho de mais um post, agradeço-vos toda a atenção e paciência. Agora com o carro na garagem, mesmo parado, aprendo sempre algo novo e encontro sempre novas razões para me apaixonar pelo meu Ferrari. Ontem passei o dia todo nas nuvens. Só me dei conta de que de facto consegui comprar o meu primeiro Ferrari num momento: não quando me encontrei com o anterior proprietário e paguei, não quando entrei nele, não quando o conduzi (estava nervoso) nem tão pouco quando o guardei na garagem. Foi sim quando aqui cheguei e editei o meu perfil público: finalmente já podia preencher o campo "my personal Ferraris" é que me dei conta que de facto sou um sortudo! Se é verdade que todos os dias me apaixono pelo meu Ferrari, não é menos verdade que sempre encontro algo que desconheço e me suscita dúvidas para que serve, como funciona, como posso cuidar mais e melhor dele, etc. Não tenho dúvidas que daqui por 8 anos, espero eu, continuarei a dizer "WOW" como o Rui!

    Cumprimentos sinceros e agradecidos a todos, com estima.

    Nuno.
     
  3. joao_sv

    joao_sv Formula 3

    Sep 17, 2006
    1,507
    Sintra.
    Full Name:
    João Pedro.
    Muitos parabéns pela aquisição :) :)
    Um grande abraço e tudo de bom.
     
  4. RS6bird

    RS6bird Formula Junior

    Mar 20, 2006
    316
    Lisbon, Portugal
    Full Name:
    RS6Bird
    Muitos parabéns pela compra! Espero que desfrute o seu Ferrari durante muitos kilometros, a coisa que estes carros mais gostam e precisam e de ser usados!
     
  5. AlfistaPortoghese

    AlfistaPortoghese Moderator
    Lifetime Rossa

    Mar 18, 2014
    3,778
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
    Muito obrigado caro joao_sv e RS6Bird!

    Pena é que aqui por estas bandas do sul, a Primavera esteja ausente. Ou chouve ou então fazem 11ºC de máxima, o que dá pouca vontade de sair de cabriolet. Mas este Verão irei certamente usá-lo bastante, os carros estragam-se mais parados do que a andar (partindo do princípio que o "andar" significa utilizar o veículo de acordo com a sua idade e com respeito pela mecânica) e ainda para mais sendo que o Mondial é agora a coqueluche da casa. Só terei de estar bem alimentado, porque no mínimo é preciso ingerir um leitão da bairrada com batata frita cortada à mão e ovos-moles de sobremesa (por exemplo!) para operar aquela embraiagem, direcção e caixa!

    Cumprimentos e boa noite!

    Nuno.
     
  6. pedro233

    pedro233 Formula Junior

    Sep 24, 2008
    428
    Parque das Nações-Lx
    Full Name:
    Pedro
    A resposta a algumas dúvidas:

    1) O uso de gasolina sem chumbo não lhe trará qualquer problema. O Mondial V8 3.2 é uma versão com menos cubicagem que o 3.4 do 348, e nos 6 anos que uso este género de gasolina nunca notei qualquer falha ou engasgo fosse de que tipo fosse. De todas, a melhor e mais adequada para esse motor é a Galp G Force 95. Já inclusivé foi medido em banco de ensaio e de todas, foi a que debitou a maior potência.

    2) Deixar o carro não com muita gasolina ou o depósito cheio antes, porque como ela perde propriedades por períodos prolongados, se quando o voltar a ligar for de seguida à bomba, e encher logo o depósito, a antiga gasolina a ser pouca, dissolve-se mais rapidamente.

    3) Red Line Synthetic Oil - Gear Oil for Manual Transmissions - 75W90 NS GL-5 Gear Oil só encomendar

    4) Ir à marca corrobora o certificado passado, mas atenção que já vi alguns carros com o certificado e que raramente iam à marca, tendo nesses casos o certificado sido passado num determinado período no tempo, período esse precedido sim por uma revisão geral na marca. Dito isto é necessário uma de duas hipóteses: ou ir à marca entregar o carro para a revisão. Ou ir a uma oficina especializada aqui em Lisboa (Lorenzini/Ruela,etc), que faça na factura da mão de obra do serviço, a ligação entre as facturas das peças encomendadas na marca, e as mesmas peças a serem aplicadas no seu carro através da facturação do serviço de mão-de-obra. Isto por forma a haver uma relação entre as peças facturadas na Ferrari e a facturação do serviço de mão-de-obra.

    5) O motor baixa todo numa sub-estrutura acoplada ao chassis. Conseguir mudar as correias sem tirar o motor até acredito que alguém consiga...mas é de loucos. Quase não há espaço para se trabalhar à vontade! O tempo que se ganha em baixar o motor não compensa o que se perde para fazer todos os check-ups e montar todos os componentes.


    6) Se as correias aguentam os 3 anos? Sim..mesmo usando o carro intensivamente, mas a partir daí é totoloto! Mais vale mesmo não arriscar. Se foram mudadas o ano passado, não faz sentido algum muda-las este ano outra vez. Verifique se na factura também foram mudados os rolamentos de distribuição (que é mais importante ainda que as ditas correias, e muitas vezes são esquecidos...). Já agora verifique se a bomba de água foi também mudada ou qual a última vez que foi recondicionada.

    7) Aqui na zona de Lisboa, quanto muito faz sentido ligar o desumidificador mas só no inverno. Diria que a partir de Abril/Maio não justifica.

    8) Ceras pela minha ordem de preferência para a cor Rosso:
    Collinite 476's
    Finish Kare 1000P Hi temp paste wax
    Naviwax Ultimate Wax

    Mais importante que a aplicação da cera, é a escolha do selante, porque é ele que vai proteger a pintura dos demais elementos:
    Carlack 68 Nano Tecnologie Systematic Care + Carlack 68 Long Life Sealant. Combinação imbatível!

    Abraço!
     
  7. pedro233

    pedro233 Formula Junior

    Sep 24, 2008
    428
    Parque das Nações-Lx
    Full Name:
    Pedro
    no ponto 5)
    o que queria dizer era: "O tempo que se ganha em Não baixar o motor, não compensa o que se perde para fazer todos os check-ups e montar todos os componentes. - com o motor no sítio-
     
  8. RACP

    RACP Formula Junior

    Jan 29, 2011
    777
    Matosinhos-Portugal
    Full Name:
    André Rodrigues


    Caro Sr.Nuno

    Partilhamos o sobrenome e partilhamos a paixão pela marca, garantidamente.

    Fico bastante feliz por perceber que a comunidade Ferrari ganhou mais um verdadeiro entusiasta e, desde há uns dias, feliz proprietário! Desejo-lhe as maiores sortes e prazeres ao volante do seu Ferrari. Espero sinceramente um dia dia em que consiga, tal como o Sr., realizar o meu sonho e comprar o meu Ferrari, tenha a capacidade de descrever o momento tão bem como o Sr. Nuno o fez, com textos que transbordam a paixão e os sentimentos à flor da pele que os Ferraris nos provocam.

    Acredite que as duvidas que o podem assolar neste momento nunca são descabidas, não tenha vergonha em perguntar o que não se sabe, a comunidade deve ter como principio basilar a troca de conhecimentos. Assim, se não os tem, alguém que os tenha lhos irá transmitir, certamente.

    Acredite que este nosso cantinho tem uma mãos cheia de pessoas muito competentes, bons conselheiros, e que o saberão ajudar em todas as suas dúvidas!

    Estamos todos à espera que nos vá deixando as novidades do seu Ferrari!!!

    um abraço

    André
     
  9. AlfistaPortoghese

    AlfistaPortoghese Moderator
    Lifetime Rossa

    Mar 18, 2014
    3,778
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
    #59 AlfistaPortoghese, Mar 27, 2014
    Last edited: Mar 27, 2014
    Bons dias a todos e muito obrigado pelas respostas que significam muito para mim, pelo apoio e incentivo demonstrados!

    Antes de mais e sem delongas, muito obrigado ao Sr. André Rodrigues pelo belíssimo post que me endereçou. Além de fantásticos conselheiros como o Sr. André Rodrigues diz e bem, estou também no meio de grandes entusiastas e pessoas de fino trato: uma raridade e o complemento perfeito para uma máquina como um Ferrari. Fique certo que, mais cedo ou mais tarde, a oportunidade de adquirir um Ferrari surgirá. Desejo que seja (ainda) mais breve do que o Sr. imagina. Se já estiver/Quando estiver no processo de sondar o mercado, realizar visitas a algumas viaturas, trocar uma ideia sobre esse processo, etc, por favor disponha. O meu processo de compra foi sofrido, apesar de após ter conseguido visitar a viatura, em 48 horas estar fechado o negócio. Em todo o caso, conte comigo para qualquer assunto, terei todo o gosto em ajudar um colega entusiasta no processo de pesquisa e aquisição de um Ferrari!

    Graças ao Pedro já fiquei descansado relativamente ao combustível a usar e já deixei o Mondial engatado em primeira. Já anotei o óleo para a caixa, a ver se suaviza um pouco a operação da mesma (se bem que o que me cansa verdadeiramente é o peso do pedal da embraiagem). Em relação ao cuidado com o veículo, ainda me aventurei em pesquisas sobre os melhores produtos mas, sinceramente, a complexidade é de tal ordem que, para um leigo, prefiro entregar a quem sabe. Visto o Clube Scuderia Rampante ter condições extremamente vantajosas, via parceria com a Detail Point, é para lá que o meu Ferrari irá, após me inscrever no clube (o que farei ainda hoje).

    Em relação à revisão, irei sem dúvida sondar os especialistas fora da marca (o anterior proprietário ia sempre à Viauto mas tem duas facturas de outra oficina que desconheço) e também a própria marca. Acredito, se bem li, que um dos pressupostos da certificação e manutenção do certificado Ferrari Classiche é a não-substituição de peças por outras que não sejam originais. Em termos de peças de desgaste, como óleos e filtros, acredito ser plenamente indiferente.

    Mecanicamente falando, tenho os seguintes dados que partilharei convosco e que, se me permitem, peço o favor que lerem pelo menos na diagonal, com a finalidade de encontrar algum componente-chave que, por ventura, não tenha sido substituído pelo anterior proprietário:

    Julho 2013
    - Óleo do motor 10W40
    - Óleo de caixa 75W90
    - Óleo de diferencial 75W90
    - Carga de AC
    - Alinhamento da direcção
    - Focagem de faróis
    - Kit de distribuição completo (não especifica mais que isto)
    - Filtro de ar
    - Filtro de gasolina
    - Filtro do óleo
    - Fecho da capota

    Janeiro 2012
    - Pastilhas frente
    - Pastilhas trás
    - Óleo motor 10W40
    - Óleo de caixa GL5 75W90
    - Óleo de travões Dot 4
    - Anticongelante
    - Carga de AC
    - Eliminação de fugas de reservatório de água
    - Filtro de óleo

    Outubro 2010
    - Lubrificar calhas vidro esquerdo
    - Substituição foles da transmissão rodas traseiras
    - Substituição rolamentos das rodas traseiras
    - Substituição interruptor de comando dos retrovisores
    - Substituição dos retentores / Anilhas do veio selector de mudanças (C/Afinação)
    - Limpeza e descarbonização dos cárteres (caixa velocidades e motor)
    - Desmontar e montar carter do motor
    - Desforrar e forrar porta esquerda
    - Alinhar direcção

    Junho 2010
    - Carregar AC
    - Colocar óleo de AC e tapa-fugas Extreme Vitaminado
    - Substituição correias do motor (motor fora)
    - Substituição da embraiagem com rectificação do volante do motor (motor fora)
    - Isolamento térmico do compartimento do motor com material anti-fogo e reflector de calor
    - Rolamento de embraiagem
    - Rolamento tensor
    - Disco de embraiagem novo
    - Correia de distribuição nova
    - Correia da bomba de água nova
    - Correia do compressor
    - Correia do alternador
    - Junta da tampa de válvulas direita e esquerda
    - Correia do compressor
    - Correia do alternador
    - Junta de escape
    - Óleo travões Donax UB
    - Anti freez Glycoshell Plus
    - Óleo da caixa de velocidades Transaxle 75W90

    Dezembro 2009
    - Detecção e correcção de fuga no sistema de AC
    - Carregamento AC
    - Inspecção às correias de distribuição e substituição das 2 juntas das tampas de válvulas

    Julho 2009
    - Revisão dos 40.000km
    - Substituição de bateria
    - Alinhar faróis e direcção
    - Óleo do motor
    - Filtro do óleo do motor

    Janeiro 2009
    - Substituir tubo de óleo da bomba auxiliar da embraiagem
    - Substituir encaixes da capota e substituir mola da capota
    - Tubo novo da bomba auxiliar da embraiagem
    - Glycoshell Plus anti freeze

    Setembro 2008
    - Desmontar colector de admissão
    - Substituir tubos de água
    - Substituir termostato
    - Anti freeze Glycoshell Plus
    - Verificação tubagens sistema arrefecimento, limpeza circuito, substituição de tubos e verificação radiadores
    - Lâmpada H3 12V/55W

    Julho 2008
    - Colocação de fecho da capota e verificação do rádio

    Abril 2008
    - Lavar motor
    - Substituir bomba auxiliar da embraiagem
    - Substituir bomba principal da embraiagem
    - Verificar interruptores de AC e circuito interno
    - Alinhar direcção
    - Bomba central da embraiagem
    - Manípulo da capota, pega e anilha
    - Substituir bateria e afinar sensor

    Fevereiro 2008
    - Revisão dos 30.000km
    - Carga AC
    - Limpar contactos interruptor porta luvas
    - Afinar capota
    - Substituir pastilhas travão da frente e lubrificar as de trás
    - Verificar ligações eléctricas antena e lubrificação dos encaixes
    - Substituir correias de distribuição, eliminar fugas de óleo nas tampas das válvulas.
    - Substituir retentor árvore de cames
    - Motor fora.
    - Alinhar direcção
    - Óleo dos travões Shell Donax UB
    - Oléo da caixa Shell Transaxle 75W90
    - Anti freeze Shell Glycoshell Plus
    - Óleo do motor Shell Helix Ultra 10W60
    - Filtro de óleo
    - Filtro de gasolina
    - Tampão do depósito de água
    - Vedante do distribuidor
    - Correia do alternador
    - Correia do distribuidor
    - Correia do compressor
    - Correia da bomba de água
    - Filtro de ar

    Este é o histórico que tenho de facturas de manutenções cedido pelo anterior proprietário. A certificação Ferrari Classiche data de Setembro de 2008 (20 anos e 2 meses).

    O meu Mondial vai a caminho dos 26 anos e 44.200km. O livro de revisões está carimbado sempre pela Viauto nas revisões dos 10.000km (1989), 20.000km (1992), 30.000km (2008) e 40.000km (2009).

    O manual do Mondial tem a particularidade de indicar apenas a kilometragem limite para que se faça uma manutenção, mas farei uma breve lista dos componentes com limite de tempo para serem substituídos:

    - Óleo e filtro do motor: cada 12 meses no máximo.
    - Óleo dos travões e sistema hidráulico da embraiagem: cada 12 meses no máximo
    - Correia do alternador, correia da bomba de água e compressor do AC: cada 24 meses no máximo
    - Correia de distribuição: cada 35.000km/45.000km ou 24 meses no máximo
    - Verificar e lubrificar controlos das portas, fechos da mala e dobradiças do compartimento do motor: pelo menos uma vez a cada 12 meses.
    - Fréon e filtro do AC: pelo menos uma vez a cada 12 meses
    - Protecção anti-corrosão da carroçaria: pelo menos uma vez a cada 24 meses

    Agora tenho que cruzar esta informação com os dados das facturas que vos indiquei, para ver se detecto o que falta.

    Na próxima revisão "major", a dos 50.000km urge fazer, de acordo com o manual:

    - Substituir óleo e filtro do óleo motor
    - Verificar níveis do óleo da caixa de velocidades e diferencial
    - Verificar conexões e nível de carga da bateria
    - Mudar óleo dos travões e nível do sistema hidráulico da embraiagem (purgar se necessário)
    - Controlar desgaste pastilhas e discos de travão anteriores e posteriores (substituir se necessário)
    - Controlo da tensão das correias do alternador, correias da bomba de água e compressor do AC
    - Substituição filtro de ar do habitáculo
    - Verificação das velas, rotores e conexões da ignição (substituir se necessário)
    - Verificação do estado e controlo do desgaste das correias de distribuição
    - Substituição do filtro de gasolina
    - Verificar e ajustar CO (?)
    - Verificar, controlar e lubrificar dobradiças das portas, do capot e do compartimento do motor
    - Verificar, controlar e lubrificar sistemas da direcção, pinhão e cremalheira e transmissão.

    Não sei se é boa estratégia, mas irei assim que possível fazer um controlo geral de como está o carro e se os materiais presentes nas facturas foram, de facto, colocados. Após realizar essa tarefa e partindo do princípio que não será necessário remover nenhuma peça em específico, irei trocar religiosamente os itens com validade temporal todos os anos. Gostaria realizar a major dos 50.000km antes do fim do ano ou, o mais tardar, dentro de 12 meses: seria um óptimo sinal que a máquina respira saúde e eu também!

    Muito obrigado pelo vosso tempo e paciência. Sei que me repito inúmeras vezes, mas nunca é demais agradecer o vosso apoio e compreensão. Quero ser o melhor proprietário possível para este Mondial e, para isso, o vosso "know how" é insubstituível!

    Para já: espero um dia de sol para sair com a capota para baixo e fazer um mini-ensaio fotográfico, vou limpar as jantes que estão bastante sujas (aquela chata poeira superficial que a olho nú parece substancialmente menos do que quando se passa um pano) e pagar a minha jóia e quota anual do Clube Scuderia Rampante!

    Um cordial e sincero abraço a todos,

    Nuno.
     
  10. RACP

    RACP Formula Junior

    Jan 29, 2011
    777
    Matosinhos-Portugal
    Full Name:
    André Rodrigues
    Sr. Nuno sou mais novo que o Sr. Nuno,como tal, pode meter de lado a parte do Sr. Não faço o mesmo consigo porque não consigo, é uma questão de educação, não leve a mal!

    Obrigado pela ajuda disponibilizada, mas não tenho em vista, para já, a aquisição de uma amante italiana. Chegará o dia, certamente... até lá vibro com as conquistas dos outros e tento ajudar, no pouco que sei.

    Um forte abraço!

    André
     
  11. pedro233

    pedro233 Formula Junior

    Sep 24, 2008
    428
    Parque das Nações-Lx
    Full Name:
    Pedro
    Na factura de Julho de 2013, para a alínea "Kit de distribuição completo", qual o sub total em euros para este Kit?

    Preciso de saber para lhe dizer se só trocaram a correia com o motor no sítio (cheira-me que sim) ou se por contrário trocaram também os rolamentos, encosto etc..
     
  12. AlfistaPortoghese

    AlfistaPortoghese Moderator
    Lifetime Rossa

    Mar 18, 2014
    3,778
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
    Caro André, ora essa não levo nada a mal mas gostaria francamente que também abandonasse o tratamento por "Sr". Até porque com 29 anos acabados de cumprir, ainda estou longe de merecer esse epíteto! Se o André estivesse na região da grande Lisboa deste fim-de-semana a oito dias, convidava-o a ir à FIL ver umas belas máquinas de Maranello!

    Amigo Pedro, o sub-total facturado ao anterior proprietário em virtude desse "kit de distribuição completo" não especificado é de 623,14€ (fora da marca). Não sei se esse valor em concreto já tem incluído o IVA a 23% ou não, uma vez que a factura só tem dois campos: a quantidade e o custo unitário. Se não me estiver a explicar correctamente por favor diga-me, que eu coloco a factura scanneada para melhor compreensão ou envio por PM, agradecendo desde já a atenção.

    Um abraço e melhores cumprimentos!

    Nuno.
     
  13. RGigante

    RGigante F1 Rookie
    Owner Project Master

    Nov 1, 2006
    2,874
    Portugal
    Caro Nuno, esses assuntos todos vão dar uma larga conversa no fim de semana da FIL !!! :) :) :)
     
  14. RACP

    RACP Formula Junior

    Jan 29, 2011
    777
    Matosinhos-Portugal
    Full Name:
    André Rodrigues
    Caro Nuno (se prefere assim :)) Sou natural do Porto mas trabalho, por enquanto, em Lisboa, e nesse fim de semana só não estarei na FIL porque vou estar no país natal de Enzo e da Ferrari :)
     
  15. AlfistaPortoghese

    AlfistaPortoghese Moderator
    Lifetime Rossa

    Mar 18, 2014
    3,778
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
    #65 AlfistaPortoghese, Mar 27, 2014
    Last edited: Mar 27, 2014
    Caro Rui,

    Estou seguro que sim, tenho muito gosto em falar horas a fio sobre esta paixão que nos une havendo, desde já como é imperativo, paciência da parte de quem me escuta! Prometo ser o menos tagarela possível, até porque tenho muito mais a escutar e aprender do que a falar!

    Conforme relatado em post anterior de hoje de tarde, tive oportunidade de analisar mais de perto o meu Mondial. A jante traseira esquerda está a descascar um pouco, as presilhas dos bancos traseiros estão por um fio e o erro mais flagrante da minha parte, infelizmente próprio da juventude e inexperiência ao adquirir um veículo (recordo que este é o meu primeiro usado, o meu primeiro clássico e o meu primeiro Ferrari): falta-me o conector de isqueiro. Estava tão preocupado em verificar outros detalhes (ferrugens nas embaladeiras, estado da capota de lona e respectiva estrutura e fechos, etc), que esta falta óbvia passou incólume. E agora, onde irei encontrar essa peça?

    Além disso, em conversa com o anterior proprietário, diz-me ele que o exemplar que agora possuo tem a distinção de ter sido o primeiro Mondial 3.2 Cabriolet a ser vendido novo em Portugal, por intermédio da Viauto na Boavista. Desfolhando o dossiê da viatura, a mesma apareceu num pequeno ensaio da publicação "Motor Vintage 2011", que o anterior proprietário imprimiu da internet e anexou ao dossiê. Um Ferrari tem sempre história, independentemente do modelo e do ano. Mas uma pequena história como esta, um pequeno detalhe, dá sempre um gosto especial. É mais um pequeno detalhe para contar aos filhos (quando os houver), já que a menos que um dia por um descalabro imprevisto qualquer venha a passar fome, não venderei o meu primeiro Ferrari de forma alguma.

    Caro André,

    Se assim é, então não tenho dúvidas que a viagem será muito satisfatória, do ponto de vista Ferrari! Itália é um país fantástico e, talvez defeito típico de um apaixonado por história e gastronomia, não lhe encontro um único "senão". Desde já boa viagem e óptimo regresso!

    Sinceros cumprimentos e um abraço,

    Nuno.
     
  16. pedro233

    pedro233 Formula Junior

    Sep 24, 2008
    428
    Parque das Nações-Lx
    Full Name:
    Pedro
    Independentemente então de o valor ser com ou sem IVA, é curto para o trabalho de substituir os rolamentos da distribuição e a correia e ainda remover o motor. Arriscaria em dizer q a ultima vez que o motor saiu foi no major de 2010, e que em 2013 foi mudada apenas a correia e com o motor no sítio.

    Isto não me soa a preocupante, pois como quem fez o serviço em 2010 foi o mesmo que em 2013 é perfeitamente possível q tenha vistoriado primeiro o desgaste de alguns componentes chave, e os que tavam impecáveis os mantivesse.

    Tudo bem então e tudo sobre rodas!!!
     
  17. AlfistaPortoghese

    AlfistaPortoghese Moderator
    Lifetime Rossa

    Mar 18, 2014
    3,778
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
    Amigo Pedro,

    O veículo foi assistido sempre na Viauto Alcabideche (grupo Santogal) de Fev.2008 (compra do anterior dono) até 2012. As revisões de 2012 e 2013 (a última) foram realizadas em "Francisco Leitão Restauro de Automóveis Antigos" (link: - FRANCISCO LEITÃO -).

    Realmente não sei o porquê de, de 2012 em diante, a Viauto não estar mais presente nas facturas. No site do grupo Santogal é impossível agendar uma manutenção para qualquer veículo Ferrari.

    De 2010 a 2014 é muito tempo sem "espreitar" o motor, desacoplando-o do chassis. Acho que vou dar ao meu Mondial uma revisão extensiva de presente este Verão (só não sei onde ainda). Não gosto de viver a presente incerteza sobre se a distribuição foi de facto toda mudada e estar incerto sobre a bomba de água (última referência em manutenções data de 2010). Após a conclusão do processo de inscrição no Clube Scuderia Rampante, um mimo prestado pela Detail Point também será fortemente equacionado.

    Sinceros cumprimentos e os meus agradecimentos!

    Nuno.
     
  18. F430Modena

    F430Modena F1 Rookie

    May 26, 2005
    3,182
    Portugal
    Olá Nuno

    Foi sim o 1º Mondial 3.2 Cabriolet vendido novo pela Viauto da Boavista.

    Sobre a Santogal eles venderam a representação Ferrari a outras pessoas:

    Varios nomes que teve ao longo dos tempos :

    2001 - Viauto - Automóveis e Acessórios, Lda
    2004 - Lisboa - 3.a Secção Viauto - Automóveis e Acessórios, Lda
    2006 - Viauto - Automóveis e Acessórios, Limitada
    2010 - Santogal I - Comércio e Reparação de Automóveis, Lda
    2012 - Shark I - Comércio e Reparação de Automóveis, Lda
    2013 - Fbo Motor Sports - Comércio e Reparação de Automóveis, Lda

    Rua Artilharia Um, 105A,
    1070-012 - Lisboa
    Telef.: +351 210430740
    Fax: +351 217117221
     
  19. RACP

    RACP Formula Junior

    Jan 29, 2011
    777
    Matosinhos-Portugal
    Full Name:
    André Rodrigues
    Aqui está um conselho que vou seriamente levar em linha de conta quando chegar a minha altura de concretizar o meu sonho e meter na garagem um cavalinho rosso corsa!!!!

    :) :) :) :) :)
     
  20. AlfistaPortoghese

    AlfistaPortoghese Moderator
    Lifetime Rossa

    Mar 18, 2014
    3,778
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
    Muito obrigado Tiago pelo sempre valioso contributo. Está então decidido que será lá que irei conduzir a manutenção do meu Mondial em breve. É, de resto, o mesmo endereço fornecido pela Ferrari Lisboa. Pode ser uma questão meramente psicológica, mas só me sentirei confortável aproveitando o meu Mondial a fundo quando tiver conduzido uma revisão orientada por mim, sem desprimor do que foi reparado pelo anterior proprietário.

    Continuo convencido que o método de negociação apresentado pelo amigo Pedro pode sem dúvida colher frutos na maior parte dos casos. Mas olhe que no meu caso, apesar de alguma negociação da minha parte, o anterior proprietário não mexeu no valor um único cêntimo, independentemente do método de pagamento. No entanto, acredito que esta tenha sido a excepção que confirma a regra, até porque os melhores negócios são sempre aqueles em que existe necessidade imediata por parte do proprietário de realização de capital, e disponibilidade imediata de capital por parte do promitente comprador.

    Um abraço com consideração e amizade,

    Nuno.
     
  21. AlfistaPortoghese

    AlfistaPortoghese Moderator
    Lifetime Rossa

    Mar 18, 2014
    3,778
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
    A título de curiosidade: tive oportunidade de me dirigir ao IRN (Instituto dos Registos e do Notariado) para realizar a transferência de propriedade do Mondial, dois dias após a conclusão do negócio.

    Quando iniciei este tópico e lhe conferi o título de "Uma aquisição difícil", estava longe de imaginar o verdadeiro alcance da frase: pois agora, os senhores que tratam do processo supra mencionado, fizeram o favor de emitir o novo Documento Único de Circulação da viatura com um nome errado: o nome de família é Rodrigues, sendo que tanto no próprio Documento, quanto na carta anexa, bem como até o envelope do Correio, está endereçado em nome de um senhor que desconheço, de seu nome RODRIGEUS.

    Fico bastante chateado pelo incómodo que regularizar esta situação desnecessária me vai causar, já que tenho que me dirigir uma vez mais aos serviços pertinentes. Além disso, não posso deixar de me questionar: se em Portugal, um português teve dificuldade em emitir um documento com um apelido de família tipicamente português, nem quero imaginar como seria caso um dos apelidos fosse de origem estrangeira.

    Enfim, mais um obstáculo a ter que ser ultrapassado!

    Sinceros cumprimentos a todos, um forte abraço e obrigado pelo constante apoio nesta minha jornada!

    Nuno.
     
  22. RACP

    RACP Formula Junior

    Jan 29, 2011
    777
    Matosinhos-Portugal
    Full Name:
    André Rodrigues
    O nosso nome de família é mesmo complicado!!!!! Loooooooooool :)

    Boa sorte com a correcção!!!

    Abraço
     
  23. AlfistaPortoghese

    AlfistaPortoghese Moderator
    Lifetime Rossa

    Mar 18, 2014
    3,778
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
    Update: reclamação efectuada e início do processo de correcção do Documento, sem custos para mim (só o tempo, a portagem, o combustível e o estacionamento de me deslocar de novo ao IRN por um erro elementar ao qual fui inteiramente alheio). Mais cerca de 8 dias para receber o documento pelo Correio, sem erros desta vez (espero eu!), para poder circular legalmente.

    Um abraço a todos e até mais logo na FIL!

    Nuno.
     
  24. pedro233

    pedro233 Formula Junior

    Sep 24, 2008
    428
    Parque das Nações-Lx
    Full Name:
    Pedro
    (tenciono passar pela FIL, às 11h de Domingo para soltar o barulho ao V8..)

    Apareça por lá Nuno para vermos o Mondial ;)
     
  25. AlfistaPortoghese

    AlfistaPortoghese Moderator
    Lifetime Rossa

    Mar 18, 2014
    3,778
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
    Amigo Pedro, infelizmente não me foi possível comparecer hoje na FIL por ter outro compromisso agendado e por infelizmente em virtude do erro do IRN (como tive oportunidade de mostrar e comentar na Sexta-Feira na FIL), não poder circular legalmente. Esta semana espero já ter tudo adequadamente resolvido, e que possa também aproveitar a parceria do Clube com a AON para firmar uma apólice vantajosa para o meu Mondial, já que actualmente possuo uma das mais básicas.

    No entanto, tive oportunidade de estar presente logo na abertura na Sexta-Feira com a família, onde me apaixonei (mais) um pouco pelo belíssimo 458 rosso corsa que estava a embelezar (e de que maneira!) o espaço do Clube. Dentro em breve espero mostrar-vos o meu velhinho Mondial com mais tempo, demandando de vós alguma paciência para aturar este apaixonado e babado proprietário!

    Um abraço com amizade,

    Nuno.
     

Share This Page