Uma aquisição difícil | FerrariChat

Uma aquisição difícil

Discussion in 'Portugal' started by AlfistaPortoghese, Mar 18, 2014.

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, Skimlinks, and others.

  1. AlfistaPortoghese

    AlfistaPortoghese Moderator
    Lifetime Rossa

    Mar 18, 2014
    3,778
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
    Muito boa tarde a todos,

    Antes de mais, desde já os meus parabéns a esta bela comunidade Ferrari construida em língua portuguesa! Já fazia parte do Ferrari Life mas conversar na nossa língua mãe é sempre mais prático.

    O meu nome é Nuno Rodrigues, tenho 29 anos e resido na área da grande Lisboa. Procuro adquirir o meu primeiro Ferrari e a aquisição está a revelar-se bastante complicada, além de já durar há alguns meses (praticamente desde o início do presente ano). Esclareço:

    Graças a Deus não existe problema com o capital para a aquisição nem para as manutenções previstas e/ou imprevistas. O problema é encontrar o modelo que quero!

    Procuro um Mondial 3.2 Cabriolet, um Mondial t ou um 328 GTS (por ordem decrescente de preferência), se possível na zona da grande Lisboa (apenas por praticidade, já que se a viatura não se encontrar nesta zona, isso jamais inviabilizaria o negócio).

    Actualmente este atraíu-me muito:

    http://www.standvirtual.com/carros/anuncios/Ferrari/Mondial/P7489395/

    No entanto, infelizmente, o vendedor não forneceu nenhum contacto telefónico e ainda não obtive resposta via e-mail às questões que coloquei.

    Neste sentido, e dado que a espera está a tirar-me o sono porque estou francamente entusiasmado, toda e qualquer ajuda da V. parte será muito valorizada e bem recebida.

    Conto aprender, ajudar e divertir-me bastante convosco nesta comunidade. Uma boa semana a todos e obrigado pelo V. tempo.

    Cordiais cumprimentos,

    Nuno Rodrigues.
     
  2. RGigante

    RGigante F1 Rookie
    Owner Project Master

    Nov 1, 2006
    2,874
    Portugal
    Bem vindo Nuno!

    Boa pesquisa e estudo do mercado! Certamente não lhe dou nenhuma novidade, mas esteja atento ao historial de manutenção e a todos os habituais sinais de alarme. A correcção de eventuais problemas mecânicos tem tendência a ficar cara muito rápidamente!
    Sei que pode não ser fácil, mas procure sempre manter a "cabeça fria". Não tente acelerar a compra só porque vê o tempo a passar. Mantenha a calma. Não se precipite.

    Na zona de Lisboa tem um Mondial T anunciado, que certamente já deve ter visto:
    http://www.standvirtual.com/carros/anuncios/Ferrari/Mondial/P7824393/
    Não conheço, mas chamou-me a atenção por ser um "T" e o preço ser interessante.

    Do 328 GTS sou suspeito para falar :) mas posso dizer-lhe que um amigo anda atrás de um nacional e já bateu à porta de todos os conhecidos, sem sucesso. Como se trata da sua 3ª opção, até lhe agradeço que me avise caso encontre um à venda!

    Por último, tem aqui várias pessoas muito conhecedoras do historial dos carros existentes em Portugal e conhecedoras da manutenção dos modelos que procura. Se assim entender, por favor não hesite em fazer perguntas!!!
     
  3. AlfistaPortoghese

    AlfistaPortoghese Moderator
    Lifetime Rossa

    Mar 18, 2014
    3,778
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
    Caro RGigante,

    Espero que se encontre bem e muitíssimo obrigado pelas boas-vindas!

    Tenho-me de facto ocupado bastante relativamente a esta compra, nomeadamente através de extensa pesquisa sobre os diversos modelos na internet, bem como através da aquisição de alguns pequenos manuais de ajuda à compra de um veículo com estas características. A compra está a ser norteada por aquilo que penso serem pressupostos racionais: um planeamento financeiro antes de equacionar a compra, o facto de pretender estar simultaneamente com o capital "preso" a um veículo de performance e, desta forma, a salvo de qualquer instabilidade financeira, o prazer tremendo que nutro em guiar de capota para baixo, o facto de ter comigo um mecânico de confiança de longa data para me auxiliar numa pré-inspecção ao veículo, etc. A ver vamos se consigo chegar a bom porto! Bem sei que será apenas questão de tempo até encontrar o modelo pretendido mas, não obstante os pressupostos mencionados, existe sempre aquela ansiedade de ter o veículo na garagem para poder ocupar-me dele o quanto antes!

    Efectivamente também me deparei com o anúncio que menciona, sendo que o obstáculo que identifico nesse possível negócio é o preço: é o Mondial mais barato que já encontrei (ainda para mais tratando-se do t), flagrantemente abaixo do preço de mercado tipicamente pedido, o que me levou a suspeitar da existência de algo menos perfeito com o veículo (possivelmente uma batida anterior, livro de manutenção inexistente e/ou manutenções não levadas a cabo correctamente ou atempadamente). O facto de o outro anúncio que refiro ter-se encaixado praticamente como uma luva nas minhas pretensões também ajudou a que esse Mondial t tenha sido relegado para segundo plano.

    Fique certo que caso encontre um 328 nacional, terei todo o gosto em partilhar essa informação consigo mas, como parece ser do conhecimento geral, poderá tratar-se infelizmente de uma tarefa hercúlea. Até no país vizinho são modelos de extrema raridade e quem os tem, parece não estar disposto a desfazer-se deles. Em conversa informal com o meu mecânico anteontem, ele disse-me que tinha sido vendido um 328 GTS há cerca de 2 meses num concessionário de veículos usados na zona do Seixal (área que conheço apenas medianamente). Apesar da viatura já ter sido vendida, irei indagar pois, quem sabe, não possam surgir mais informações valiosas a este respeito.

    Muito obrigado pela amabilidade e disponibilidade. Dentro da minha vasta ignorância, conte também comigo para o que for preciso!

    Aproveito para actualizar informações sobre a minha busca: o concessionário de Leiria Jorcar vendeu há dias um Mondial 3.2 (já não fui a tempo por questão de horas, outro cliente talvez mais perto conseguiu concluir o negócio) de cor preta. Apesar da kilometragem me suscitar dúvidas (13.000km em mais de 20 anos e o livro de manutenção estar carimbado apenas uma vez), ainda estava disposto a dialogar sobre um potencial negócio. Voltei à carga no Standvirtual no anúncio que tive oportunidade de referir no meu post anterior, mas apesar da segunda investida, continuo sem feedback e sem possibilidade de contactar o anunciante por via telefónica, visto este não ter fornecido espécie alguma de contacto dessa natureza.

    Não sei se eventualmente no fórum estarão presentes proprietários do modelo Mondial, além do 328 mas, em caso de resposta afirmativa, toda a ajuda será preciosa, calorosamente acolhida e fortemente levada em conta.


    Sinceros e cordiais cumprimentos a todos,

    Nuno Rodrigues.
     
  4. pedro233

    pedro233 Formula Junior

    Sep 24, 2008
    428
    Parque das Nações-Lx
    Full Name:
    Pedro
    Boa tarde Nuno,

    Esse carro é de Cascais e o dono costuma passear com ele aos fds junto ao Farol Hotel design.

    O preço está inflacionado face aquilo que ainda à pouco tempo o dono estava a pedir quando fui solicitar informações de um outro Ferrari a um stand de Lx na rua Filipa de vilhena, ao que esse carro veio à conversa. Mondial cabrio vermelho com homologação da Ferrari classiche (cerca de 3000eur só para ter a homologação).

    Carro tá meticulosamente novo. Descreveram-me o dono como sendo grande apaixonado da marca e com atenção rigorosa em tudo o que tem a ver com a manutenção correcta desse Mondial. O preço que me indicaram na altura era inferior a 30 para selar o negócio.

    O stand que me disse isso (ao lado do fs automóveis e carros de selecção) creio q era rpm motors se n me falha a memória, entretanto deslocalizou-se e já lá não esta.

    Abraço
     
  5. AlfistaPortoghese

    AlfistaPortoghese Moderator
    Lifetime Rossa

    Mar 18, 2014
    3,778
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
    Pedro233

    Muito obrigado pelo post e pela informação. Para mim esse Ferrari em questão tem três encantos: o design cuja estética me fala directamente ao coração, a placa Ferrari Classiche (uma enorme mais-valia) e as revisões poderem ser efectuadas sem ser preciso retirar o motor da carroçaria.

    O Pedro acabou de me dar uma ideia, pouco correcta, mas enfim: dado que não consigo que o vendedor me dê feedback após repetidos e-mails e não tenho nenhum outro canal de chegar até ao vendedor, talvez ao fim-de-semana comece também eu a frequentar o Farol Design Hotel, por forma a falar um pouco com o proprietário e ver a viatura ao vivo. Estou a ver que, infelizmente, não me resta outra alternativa.

    Um abraço e mais uma vez obrigado!

    Nuno.
     
  6. F430Modena

    F430Modena F1 Rookie

    May 26, 2005
    3,182
    Portugal
    Olá

    O mondial t preto já foi vendido :) os kms estavam certos o carro durante estes 20 anos só teve um 1 dono (industrial de felgueiras).
     
  7. pedro233

    pedro233 Formula Junior

    Sep 24, 2008
    428
    Parque das Nações-Lx
    Full Name:
    Pedro
    Eu tenho maneira de chegar lá mais depressa...

    Este carro vai à marca revisionar, pelo que indo à marca, o nosso colega de fórum f430modena (Tiago) consegue saber o contacto do proprietário.. Ele mexe-se bem lá dentro do mundo da Ferrari, é uma questão de lhe enviar uma pm.

    Este carro ao vivo é Top! Já tive ao pé dele várias vezes e o impacto visual é bem maior que nas fotos..nas fotos tem um ar frágil e de brinquedo, mas ao vivo a história é outra.

    Fotos foram tiradas na encosta da Malveira da Serra, entre o restaurante "Saloio" e a Biscaia. O carro faz habitualmente a estrada que também costumo fazer com o meu Ferrari, da quinta da marinha até à estrada da serra, que liga a Penha Longa à Malveira da Serra e ao Cabo da roca.

    Bela estrada para se fazer de Ferrari..talvez mesmo a melhor de Lisboa. Principalmente a parte por trás da penha longa que daí sobe até ao topo da Malveira...10 minutos mágicos de condução!
     
  8. F430Modena

    F430Modena F1 Rookie

    May 26, 2005
    3,182
    Portugal
    #8 F430Modena, Mar 19, 2014
    Last edited: Mar 19, 2014
    Carro Fantástico e lindo.

    Teve 3 donos durante estes anos.

    Este foi vendido em 28/07/1988, sendo como presente para a filha de um industrial de Felgueiras que ficou muito conhecido nos anos 90 pela sua colecção desportivos.

    Não é todos dias que uma pessoa recebe aos 18/19 anos um mondial t para andar aqui pelo Porto ! velhos tempos do nosso Portugal industrial :) :)

    Este carro tem estado para venda desde Outubro de 2010 e o preço inicial era 40 mil€ com 40 mil kms. Ao longo destes anos tem descido 36500 / 35000 mil €
     
  9. AlfistaPortoghese

    AlfistaPortoghese Moderator
    Lifetime Rossa

    Mar 18, 2014
    3,778
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
    #9 AlfistaPortoghese, Mar 19, 2014
    Last edited: Mar 19, 2014
    Pedro233 e F430Modena,

    Muito obrigado pela ajuda! Se desta forma conseguir entrar em contacto com o proprietário, a V. ajuda terá sido decisiva, pelo que fica prometido em público uma cervejinha agora que vem aí o calor!

    PM enviada a F430Modena agora mesmo.

    Cumprimentos a ambos e obrigado uma vez mais.

    Nuno.
     
  10. F430Modena

    F430Modena F1 Rookie

    May 26, 2005
    3,182
    Portugal
    Este é o 29-24-RD.

    Foi importado de Itália em 08-02-2001.

    Recebeu matricula italiana em 13/06/1991 .

    Em Portugal teve dois donos pelo menos, um deles desde 2003 até 2010. E o outro (actual) desde Dezembro/2010. Não sei quem foi proprietário entre 2001/2003.

    Em 22/3/13 queriam 32500€ com 53 mil kms.
     
  11. AlfistaPortoghese

    AlfistaPortoghese Moderator
    Lifetime Rossa

    Mar 18, 2014
    3,778
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
    Graças à ajuda decisiva e inestimável do Tiago (F430Modena), aparento estar já no caminho certo.

    Postarei desenvolvimentos ao longo da semana, sendo que espero até ao fim da semana já ter pelo menos visitado a viatura e conversado pessoalmente com o proprietário.

    Reitero o repto: fechando o negócio, os cafés para o RGigante, Pedro233 e F430Modena são por minha conta!

    Aproveito a ocasião para colocar uma questão de iniciado em veículos clássicos:

    Como funcionam, em média, a cobertura de uma seguradora para este tipo de veículos, em termos de responsabilidade e valores? Gostaria poder ter pelo menos uma vaga ideia do funcionamento e valores para o modelo em questão, uma vez que se comprar o veículo, terei que ter já o seguro em meu nome para me poder deslocar do local da transacção até casa.

    Muito obrigado a todos, um abraço com amizade e até (muito) breve!

    Nuno.
     
  12. RGigante

    RGigante F1 Rookie
    Owner Project Master

    Nov 1, 2006
    2,874
    Portugal
    Tem mesmo a homologação ou é só a placa?
    Se for um que um amigo meu (e que está aqui pelo FChat) foi ver há dois anos, fuja .....
     
  13. RGigante

    RGigante F1 Rookie
    Owner Project Master

    Nov 1, 2006
    2,874
    Portugal
    O mais vantajoso é fazer um seguro de pré-clássico, que tem valores muito baixos, embora geralmente apresentem limitações na quilometragem anual.
    Se pretende um seguro para danos próprios e protecção do património, fale com o Clube Scuderia Rampante :)
     
  14. F430Modena

    F430Modena F1 Rookie

    May 26, 2005
    3,182
    Portugal
    #14 F430Modena, Mar 19, 2014
    Last edited by a moderator: Sep 7, 2017
  15. pedro233

    pedro233 Formula Junior

    Sep 24, 2008
    428
    Parque das Nações-Lx
    Full Name:
    Pedro
    Para a homologação da Ferrari Classiche neste Mondial cabrio de 88, sei que vieram de propósito pessoal da Ferrari italiana cá a Portugal vistoriar o carro, e isso poderá ser confirmado pelo próprio dono. Este carro está num estado mint, é uma belíssima aposta.

    Eu vi-o ao perto, com a capota para baixo e de traseira.. a linha de cintura do carro muito baixa e larga fá-lo peculiar e belo, ao mesmo tempo que agressivo! É um carro para se parar 20 minutos e ir bebendo os pormenores todos.

    Se até ele gostava do Mondial...está aprovado! https://www.youtube.com/watch?v=Itr0jcR0S4s
     
  16. RGigante

    RGigante F1 Rookie
    Owner Project Master

    Nov 1, 2006
    2,874
    Portugal
    Este só tem mesmo o autocolante ... ou pelo menos não mostra papéis!
     
  17. RGigante

    RGigante F1 Rookie
    Owner Project Master

    Nov 1, 2006
    2,874
    Portugal
  18. RACP

    RACP Formula Junior

    Jan 29, 2011
    777
    Matosinhos-Portugal
    Full Name:
    André Rodrigues
    Boa tarde Rui. Eu avisei-o por PM sobre esse carro assim que o vi pois pensei que estivesse interessado!!! Como não me chegou a dar feedback nenhum fiquei sem saber se não tinha visto a PM ou se já não mantém o interesse de aquisição desse modelo!!!

    Um abraço

    André
     
  19. F430Modena

    F430Modena F1 Rookie

    May 26, 2005
    3,182
    Portugal
  20. RS6bird

    RS6bird Formula Junior

    Mar 20, 2006
    316
    Lisbon, Portugal
    Full Name:
    RS6Bird
    Bonito, mas parece estar uns 20.000€ optimista!! Mesmo por 39.000€ não o considero um grande negócio com 120.000 kms. Ou foi muito bem mantido (histórico completo nos últimos 10 anos) ou então podem aparecer custos elevados de manutenção das peças que se vão desgastando com o uso normal.

    Eu não descartava o Mondial t de 26.000€...uma boa inspecção e revisão, e com esse preço, se o carro tiver bom, perde-se pouco dinheiro ao voltar a vender. Mas só após uma boa inspecção e certeza que está bom.

    Boa sorte com a procura!
     
  21. AlfistaPortoghese

    AlfistaPortoghese Moderator
    Lifetime Rossa

    Mar 18, 2014
    3,778
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
    #21 AlfistaPortoghese, Mar 21, 2014
    Last edited: Mar 21, 2014
    Caro Tiago, ora essa, não fico absolutamente nada aborrecido, estamos cá para precisamente partilhar informações e debater possíveis negócios. Eu encaro tudo isso como ajuda, especialmente por ter plena noção de que não passo de um mero iniciado nestas andanças.

    Em relação ao 328 GTS que apareceu ontem para venda no Standvirtual:

    O preço pedido parece-me de facto francamente optimista. De acordo com a Revista Motorclássico nº85 do presente mês de Março, um exemplar em perfeitas condições de funcionamento e manutenção tem um valor de mercado médio de 49.000€. No caso do histórico do veículo conter algumas "imperfeições" (além de manutenções efectuadas fora de oficinas reconhecidas pela Ferrari e/ou intervalos não cumpridos), infelizmente isso é frequente em viaturas de manutenção dispendiosa em ao longo de 27 anos poderá ter acontecido, o valor desce abruptamente para uns magros 33.500€ (menos 25.500€ do que o pedido pelo proprietário). Ainda de referir que um modelo desses, se bem e atempadamente mantido, é praticamente à prova de bala, pelo que os 120.000km anunciados pouco me assustam (assustam-me mais modelos como os que me tentaram impingir, com menos de 20.000km em 20 ou 25 anos). A questão quanto a mim prende-se pela relativa facilidade, caso exista disponibilidade para esperar um pouco, com que se encontram exemplares com metade da kilometragem ou menos ainda. De referir finalmente que, pessoalmente, no anúncio não está explícito qual seria o diferencial que justifique esse incremento substancial de preço relativamente à média, já que entre outras coisas, não vejo por exemplo um certificado "Ferrari Classiche".

    Em relação ao Mondial T:

    O situação é inversa, visto ainda pela revista supra citada, o valor ronda os 35.000€ (Coupé) ou os 42.000€ (cabriolet), longe do valor pedido (26.000€). O que me leva a crer, pessoalmente, que esse "desconto" possa vir a ser gasto pelo futuro proprietário numa manutenção "major" que ainda não tenha sido levada a cabo (pura especulação da minha parte).

    Apesar de não lucro nenhum directo ou indirecto com esta publicidade que estou prestes a fazer, aconselho vivamente a compra da revista Motorclássico deste mês, visto conter os preços médios de todos os Ferrari já produzidos ao longo de quase 60 anos, útil para quem procure saber o valor da sua viatura actualmente.

    De referir que o meu objectivo com a compra do meu Ferrari será mantê-lo, no mínimo dos mínimos, por 10-15 anos, sendo que o meu horizonte seria mantê-lo até que o modelo tenha cerca de 40-45 anos. É portanto uma compra de longo prazo. Nada me dará mais prazer do que mantê-lo em perfeito estado original e de funcionamento, além de extrair o prazer praticamente indescritível de o guiar. Além do mais refiro que não encontrei nenhum Ferrari com <40 anos cujo valor de mercado fosse inferior a 200.000-250.000&#8364;.

    São apenas os "my two cents".

    Melhores cumprimentos a todos!

    Um abraço,

    Nuno.
     
  22. RGigante

    RGigante F1 Rookie
    Owner Project Master

    Nov 1, 2006
    2,874
    Portugal
    Obrigado André,

    eu vi o "alerta" mas não respondi. As minhas desculpas.
    Tive outro investimento interessante para fazer e adiei esta ideia :)
     
  23. RGigante

    RGigante F1 Rookie
    Owner Project Master

    Nov 1, 2006
    2,874
    Portugal
    O amigo de que falei já viu este carro, e não ficou convencido. Ele está ligado aos automóveis e tem até formação superior na área. Também sou de opinião que o preço é irrealista. Ou isso ou o meu vale 75.000 Euros :D :D :D
     
  24. RGigante

    RGigante F1 Rookie
    Owner Project Master

    Nov 1, 2006
    2,874
    Portugal
    Nuno,

    o meu 328 também precisava de manutenção "major" quando o comprei. Desde que não se detectem falhas mecânicas graves, que existam evidências de manutenção correcta (não necessáriamente na marca) e que se negoceie o preço em conformidade, não vejo problema de maior!

    Eu também optei por um modelo com 74.000Km exactamente pelo facto de ter sido usado com regularidade. Nunca procurei um modelo com poucos Km's e muitos meses de garagem!

    Não se intimide com o facto de ser necessário retirar o motor do "T" para fazer a troca de correias (e outras manutenções). Não é tão complicado como parece, e fica tudo muito mais acessível.
     
  25. AlfistaPortoghese

    AlfistaPortoghese Moderator
    Lifetime Rossa

    Mar 18, 2014
    3,778
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
    Caro Rui,

    Concordo inteiramente com o exposto. Aliás, desde que bem negociado, adquirir uma viatura a precisar de uma intervenção "major" até é uma boa oportunidade do novo dono realizar as manutenções a seu gosto e ficar seguro que estas foram bem feitas.

    Acredito plenamente que os modelos que necessitem de remoção do motor para manutenção não sejam o bicho de sete cabeças que eu penso que sejam a nível de competência técnica e custos da operação. Eu é que por uma questão pessoal e por humildade, para primeiro Ferrari, decidi condicionar-me a um motor V8 (em detrimento de muita gente, inclusive amigos meus, que se lançam de cabeça num V12) e num modelo cujos procedimentos de manutenção sejam os mais simples possível. Estou ainda a aprender e a familiarizar-me com os meandros do mundo Ferrari, pelo que espero que consiga adquirir o Mondial e fazer uso dessa experiencia para voos mais altos no futuro. Até porque em matéria de gosto pessoal e se fosse para apostar num modelo mais complexo neste campo de manutenção, o Ferrari que mais me apela é de longe o F355 (no mundo dos V8) e o Testarossa (no clube dos V12). Curiosamente estes modelos "abundam" no mercado nacional e internacional, suspeito eu, devido ao seu preço relativamente acessível que arrebata muitos corações mas, aparecendo as primeiras facturas, os proprietários são lestos em "cair na real" e muitas vezes não resta alternativa à venda.

    Cumprimentos a todos!

    Nuno.
     

Share This Page