Donos de 458 | Page 3 | FerrariChat

Donos de 458

Discussion in 'Portugal' started by Migas, Jul 11, 2013.

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, Skimlinks, and others.

  1. Fritz d'Orey

    Fritz d'Orey Formula Junior
    Honorary Owner

    Aug 22, 2012
    378
    Cascais * Portugal
    Full Name:
    Frederico d'Orey
    Quando puder vir a Cascais me avise. Passearemos de Ferrari e convido-lhe para almoçar.
    Abraço
    Fritz
     
  2. joao_sv

    joao_sv Formula 3

    Sep 17, 2006
    1,507
    Sintra.
    Full Name:
    João Pedro.
    Fantastico Sr. Fritz :)
     
  3. F355 Berlinetta F1

    Mar 31, 2010
    114
    Dentro de pouco tempo entro em contacto consigo senhor Fritz. Mais um vez o meu sincero muito obrigado!
    Abraço
    Rúben
     
  4. F355 Berlinetta F1

    Mar 31, 2010
    114
    Mais que fantástico!
     
  5. joao_sv

    joao_sv Formula 3

    Sep 17, 2006
    1,507
    Sintra.
    Full Name:
    João Pedro.
    :) :) É um dia que você nunca mais esquece e prepare-se vai ser mirado como nunca foi :D :D
    Um abraço.
     
  6. F355 Berlinetta F1

    Mar 31, 2010
    114
    Trate-me por tu por favor!
    Não sei como é a sensação, mas parece que vou descobrir hehe

    Abraço.
     
  7. jorge da cruz

    jorge da cruz Karting

    Sep 4, 2015
    236
    Luanda Angola
    Full Name:
    Jorge Da Cruz
    OOOi sei quem tem um 458 e se quiseres dou te o contacto dele em Portugal eu tenho um 599 HGTE ... Não vivemos a maior parte do tempo aÍ e apesar de termos esses bebés somos ambos conhecedores de maquinas e equipamento pesado e entendemos a paixão ..
    Não somos nada aquele tipo de propietário "distante e superior " .... que troca de carro sem nada perceber dele e para o qual o botão mais importante do painél é o do AC ..

    Envio te o contacto dele se quiseres já o tem há uns 3/4 anos

    Jorge
     
  8. jorge da cruz

    jorge da cruz Karting

    Sep 4, 2015
    236
    Luanda Angola
    Full Name:
    Jorge Da Cruz
    Tenho dois amigos cá em Portugal com 458 ....
    Um é vermelho está na área da expo ... Ja o tem ha 3 anos
    O outro branco spider tem matricula de turismo espanhola e roda somete umas 3 semanas por ano...

    Posso lhes perguntar o que quiserem sobre 458
     
  9. Alpiger

    Alpiger Formula Junior

    Oct 30, 2006
    333
    Europe
    Full Name:
    Mario
    Esse 458 branco spider com matricula espanhola acho que já passei por ele em Odivelas
     
  10. AlfistaPortoghese

    AlfistaPortoghese Moderator
    Lifetime Rossa

    Mar 18, 2014
    3,778
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
    #60 AlfistaPortoghese, Aug 26, 2016
    Last edited: Aug 26, 2016
    Interessante o ressuscitar deste tópico que conta já com mais de três anos desde a sua criação.

    Curiosamente, como se pode verificar por intermédio da secção anglófona do nosso forum e através de conversas com entusiastas e proprietários de países anglófonos, o 458 entrou na fase da desconsideração. Com o lançamento da última novidade, o extremamente performante mas menos universalmente aclamado 488, o modelo que o precedeu entra em esquecimento e descaso, como que quem os adquire neste momento seja uma ave-rara com um gosto incompreensível, que ficou pelo caminho em termos de modernidade. O 458 nesta fase pouco mais é no geral do que uma velharia de que é preciso desfazer-se com a máxima brevidade como se fosse uma enfermidade infecto-contagiosa, para não perder o comboio do último grito da moda, não obstante ser uma obra de arte icónica.

    Como Jeremy Clarkson referiu abaixo no Top Gear: "um dos melhores carros de todos os tempos, inacreditável, absolutamente brilhante, totalmente incrível e verdadeiramente sensacional, acima de qualquer outra coisa. Acredito genuinamente que o 458 é ainda melhor que o F40. Nunca pensei dizer isto, mas é a verdade":

    https://www.youtube.com/watch?v=xgKjp1pq7iI

    Tal fase durará, claro está, até ao ponto em que algum trend-setter se lembrar que, natural e evidentemente, o 458 é o último V8 Ferrari naturalmente aspirado, o primeiro a ser dotado de motor central traseiro com injecção directa de gasolina, o primeiro (e, para já, último e único) a ter o redline acima das 9000rpm, design de escape em tributo ao lendário F40 e interior desenhado de acordo com as sugestões e preferências de Michael Schumacher. Só referir Schumacher e F40 na mesma frase, sobre o mesmo carro, é de no mínimo impor respeito.

    Daqui por alguns anos (muitos menos do que pensamos, provavelmente... E menos do que demorou a modelos de outrora, como por exemplo o 355), quando já todos nós andarmos quase em exclusivo a debater veículos de Maranello propulsionados por força turbocomprimida e/ou híbrida (se não for Diesel, SUV e eléctrico, já será óptimo...), voltará este modelo em alta cobiça e cotação de loucos, na mesma proporção dos debates que presentemente temos acerca dos 355, Modena e F430: difícil será encontrar modelos não sinistrados, sempre assistidos na marca e completos de acessórios conforme entregues ao seu primeiríssimo proprietário.

    Os preços em Portugal continuam inteiramente especulativos e, por tal razão, continuarão a arrastar-se penosamente os 458 usados em Portugal sem se venderem. Ou porque os entusiastas procuram a última novidade em termos de tecnologia, ou porque quem quiser mesmo um 458 não será certamente indiferente aos preços praticados no estrangeiro que, mesmo após legalização e pagamento de impostos absurdos aos Estado Português, ficará em média um par de dezenas de milhares de Euros mais barato que adquiri-lo neste cantinho à beira-mar plantado. Ou porque, simplesmente, os comerciantes profissionais de automóveis que possuem Ferraris para venda (458s em particular) sejam intragáveis e os principais inimigos do cliente entusiasta.

    Não obstante, como os 458 foram produzidos em bom número (não possuo números oficiais de produção nem das versões mainstream - Italia e Spider - nem das versões altamente coleccionáveis), especialmente quando comparados com modelos anteriores da casa de Maranello, existem uns quantos em Portugal na mão de entusiastas. Desconheço o número certo mas não é de todo impossível vislumbrar 458s na zona da Grande Lisboa e esclarecer quaisquer dúvidas a um potencial comprador em fase de prospecção de mercado.

    Um abraço.
     
  11. pedro233

    pedro233 Formula Junior

    Sep 24, 2008
    428
    Parque das Nações-Lx
    Full Name:
    Pedro
    Também temos de ter em conta o factor da raridade para o cálculo da depreciação dos preços do 458.

    348 _ 8 mil unidades
    355 _ 11 mil unidades
    360 _ 18 mil unidades
    430 _ 20 mil unidades
    458 _ 27 mil unidades (estimado)

    É normal que à medida que os números de produção vão aumentando (no 488 vão disparar) , à medida que o mercado vá sendo saturado de determinado modelo, o preço cai.
     
  12. AlfistaPortoghese

    AlfistaPortoghese Moderator
    Lifetime Rossa

    Mar 18, 2014
    3,778
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
    Caro Pedro,

    No início, também acreditava na fórmula simples e directa de: menos unidades produzidas = mais valor. Aprendi que a realidade é substancialmente mais complexa.

    No entanto, falando com alguns proprietários anglófonos, eles contrapõem (e bem, no meu entender), que existem muitas variáveis que ajudam a determinar o preço de um modelo e a cobiça que este desperta. O número de unidades produzidas só afecta o valor de modelos altamente coleccionáveis e não de modelos mainstream. Pode até contrapor-se que se se produziram poucas unidades de um modelo mainstream (repito, mainstream), é porque o mercado não estava interessado nelas e essa viatura terá sempre um valor inferior a uma produzida em maior número. Essas, por terem sido um sucesso comercial que preencheu o imaginário de muitos entusiastas, apesar de existirem mais unidades em circulação, terá um valor de investimento futuro superior.

    Exemplo flagrante do supra exposto: o 355 sempre será um Ferrari mais valorizado que o 348, não obstante existirem quase mais 3.000 unidades de 355s produzidas que, à época, foi o modelo mais produzido de sempre. O mesmo no mundo V12: existem 50% mais 550 do que 575. No entanto, a cobiça recai muito mais exacerbadamente no primeiro que no segundo.

    O peso que o número de unidades produzidas de um modelo mainstream tem na definição de preço e cobiça é muito limitado a meu ver e, na visão de alguns, mesmo nulo.

    Mas voltando ao que nos trás a este tópico, qual é a fonte da estimativa de unidades de produção de 458s que o Pedro avançou? Já há algum tempo que também busco fontes credíveis mas não consigo dados fiáveis. O melhor que encontrei foi o avanço de entre 6.000 a 7.000 unidades totais produzidas por ano (California, 458, FF e F12, mainstream + edições limitadas), entre 2010 e 2015 (anos de produção do 458). Em 2015, o output total foi de 7.664 unidades (de acordo com o relatório anual da própria marca). Ora, mesmo que o 458 represente 50% da produção total da marca (duvido muito fortemente, mas façamos o raciocínio "ad absurdum"), 50% da produção total vezes 5 anos de comercialização, teríamos cerca de 17.500 unidades no máximo dos máximos, englobando já nesse número os Italia, Spider, Speciale e Speciale Aperta).

    Um abraço, bom fim-de-semana a todos!
     
  13. MDEL

    MDEL F1 Rookie
    Rossa Subscribed

    Feb 24, 2016
    3,557
    Southern Europe
    Full Name:
    Mario
    #63 MDEL, Aug 27, 2016
    Last edited by a moderator: Sep 7, 2017
    Boa tarde Nuno,

    Relativamente aos modelos de Ferraris cuja produção já foi interrompida concordo inteiramente consigo que o preço é influenciado por diversas variáveis e muitas das vezes as mais influentes são aquelas cujo carácter é puramente subjectivo. O número de unidades produzidas parece-me que é bastante relevante no incremento dos preços fundamentalmente nos casos das séries especiais em que são produzidas poucas unidades.

    Relativamente às estimativas das produções dos modelos mais contemporâneos já vi várias e algumas com grandes diferenças entre elas pelo que fico sempre na dúvida em qual confiar.
    Há no entanto uma listagem que recolhi há tempos de uma fonte que me pareceu mais fiável e que anexo e na qual aparecem as estimativas de produção de muitos dos modelos fabricados até 2005.

    Um abraço

    Mário Delgado
    Image Unavailable, Please Login
     
  14. AlfistaPortoghese

    AlfistaPortoghese Moderator
    Lifetime Rossa

    Mar 18, 2014
    3,778
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
    Estimado Mário, muito boa tarde.

    Aproveito para sublinhar uma outra questão/variável, que inadvertidamente me esqueci de referir nos meus comentários anteriores: Existem ainda os casos em que os valores dos modelos mainstream sobem consideravelmente e/ou o seu bottom-out é de valor elevado, uma vez que as derivações especiais desse modelo conhecem cobiça elevadíssima. Como dizem os nossos amigos anglófonos: "a rising tide lifts all boats". Suspeito que o caso do 458 poderá assemelhar-se ao supra narrado, uma vez que existem inclusivamente alguns entusiastas que hesitam entre adquirir o novíssimo 488 ou o 458 Speciale, muitas das vezes optando por este derradeiro. Convenhamos que, para todos os efeitos, é um dilema! Se me recordo correctamente, os Speciale já se transaccionam na América do Norte acima do valor pedido pela marca quando o vendeu novo.

    Amiúde e não infrequentes vezes, o modelo mainstream (independentemente das unidades produzidas) é arrastado em termos de valorização pelas variantes exclusivas e coleccionáveis, essas sim que comandam a tendência e onde o número de unidades fabricadas e a kilometragem da mesma determinam invariavelmente o valor, quase de forma ditatorial.

    Ainda outra questão que me parece ir frontalmente de encontro à tese de que os números de produção pouco afectam as versões mainstream (se é que as afectam de todo): pegando no exemplo do 355. O modelo mais cobiçado e que comanda maior valor de mercado actualmente, parece-me ser pacífico afirmar, é um F355 Berlinetta (de preferência 2.7). Desse modelo, fabricaram-se 3.829 viaturas. No entanto, do 355 F1 GTS, fabricaram-se apenas e só 529 unidades. Repare-se da diferença verdadeiramente abissal! Todavia, em termos de demanda do mercado, o segundo não obstante ser muitíssimo mais raro, não comanda tanta procura quanto o primeiro.

    Em termos do Mondial, o mesmo se verifica: o mais cobiçado é, de longe, o modelo T não obstante ter sido o mais produzido de todas as versões (8, 3.0 QV e 3.2).

    Quero ainda endereçar um veemente agradecimento ao Mário pela partilha dessa lista muito completa e detalhada! Os números certos e definitivos de produção são terreno movediço, uma vez que a própria marca não faz um trabalho tão minucioso neste campo quanto seria de esperar, na minha humilde opinião. Gostaria imenso de saber ao certo os números correctos de produção do 458 (se possível com breakdown anual e intervalos de chassis), mas para alcançar tal fito talvez seja necessário, com elevado grau de probabilidade, aguardar ainda uns bons anos!

    Um abraço!
     
  15. MDEL

    MDEL F1 Rookie
    Rossa Subscribed

    Feb 24, 2016
    3,557
    Southern Europe
    Full Name:
    Mario
    #65 MDEL, Aug 27, 2016
    Last edited by a moderator: Sep 7, 2017
    Gostaria imenso de saber ao certo os números correctos de produção do 458 (se possível com breakdown anual e intervalos de chassis), mas para alcançar tal fito talvez seja necessário, com elevado grau de probabilidade, aguardar ainda uns bons anos!

    Um abraço![/QUOTE]

    Caro Nuno,

    Essa informação que pretende, relativa ao 458 ou qualquer um dos outros modelos mais contemporâneos não me parece que seja nada fácil de obter neste momento mas é uma questão de tempo e ela irá aparecer. Relativamente ao 458 ou a qualquer um dos outros modelos lançados a partir de 2008 existem dados de vendas apresentados pela Left-Lane.com e recolhidos em várias fontes fidedignas, os quais provavelmente o Nuno já consultou, e que permitem saber com bastante rigor quais foram as vendas mensais e anuais do 458 na Europa a partir de 2012 (anexo quadro). Para chegar ao numero total de unidades deste modelo vendidas até à data na Europa, considerando que ele foi lançado em 2009 e o inicio das entregas se iniciou em 2010, haverá que a partir deste primeiro quadro extrapolar um valor médio de vendas anuais e aplica-lo aos anos 2010 e 2011 para os quais não há registos do numero de unidades vendidas. Finalmente a soma dos valores atribuídos a 2010 e 2011 com os conhecidos de 2012,2013,2014,2015,2016 penso que permitirá chegar a um numero total de vendas na Europa bastante próximo da realidade.

    Além das vendas na Europa a Left-Lane.com tem um quadro relativo às vendas totais de Ferraris nos EUA (quadro anexo) e este é provavelmente um dos maiores mercados da marca a nível mundial mas, como as vendas não estão descriminadas por modelo, não é possível saber qual foi o numero de unidades do 458 que foram comercializadas. A China é outro mercado importante acerca do qual existe muito pouca informação sobre os números das vendas mas, sabe-se porém, que aproximadamente 20% dos Ferraris aí vendidos são comprados por mulheres o que contrasta com o resto do mundo onde essa percentagem é inferior a 1%.


    Um grande abraço e bom fim de semana

    Mário
    Image Unavailable, Please Login
    Image Unavailable, Please Login
     
  16. MDEL

    MDEL F1 Rookie
    Rossa Subscribed

    Feb 24, 2016
    3,557
    Southern Europe
    Full Name:
    Mario
    Caro Nuno,

    Essa informação que pretende, relativa ao 458 ou qualquer um dos outros modelos mais contemporâneos não me parece que seja nada fácil de obter neste momento mas é uma questão de tempo e ela irá aparecer. Relativamente ao 458 ou a qualquer um dos outros modelos lançados a partir de 2008 existem dados de vendas apresentados pela Left-Lane.com e recolhidos em várias fontes fidedignas, os quais provavelmente o Nuno já consultou, e que permitem saber com bastante rigor quais foram as vendas mensais e anuais do 458 na Europa a partir de 2012 (anexo quadro). Para chegar ao numero total de unidades deste modelo vendidas até à data na Europa, considerando que ele foi lançado em 2009 e o inicio das entregas se iniciou em 2010, haverá que a partir deste primeiro quadro extrapolar um valor médio de vendas anuais e aplica-lo aos anos 2010 e 2011 para os quais não há registos do numero de unidades vendidas. Finalmente a soma dos valores atribuídos a 2010 e 2011 com os conhecidos de 2012,2013,2014,2015,2016 penso que permitirá chegar a um numero total de vendas na Europa bastante próximo da realidade.

    Além das vendas na Europa a Left-Lane.com tem um quadro relativo às vendas totais de Ferraris nos EUA (quadro anexo) e este é provavelmente um dos maiores mercados da marca a nível mundial mas, como as vendas não estão descriminadas por modelo, não é possível saber qual foi o numero de unidades do 458 que foram comercializadas. A China é outro mercado importante acerca do qual existe muito pouca informação sobre os números das vendas mas, sabe-se porém, que aproximadamente 20% dos Ferraris aí vendidos são comprados por mulheres o que contrasta com o resto do mundo onde essa percentagem é inferior a 1%.


    Um grande abraço e bom fim de semana

    Mário[/QUOTE]

    PS - A extrapolação que sugeri para as vendas do 458 nos anos de 2010 e 2011 afinal não é necessária porque num dos quadros já estão indicados os valores anuais das vendas a partir de 2009.
     
  17. AlfistaPortoghese

    AlfistaPortoghese Moderator
    Lifetime Rossa

    Mar 18, 2014
    3,778
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
    Muito obrigado, prezado amigo Mário. Compilação de dados, trabalho e partilha extremamente meritórios. A mais completa que tive o privilégio de ler. Parece-me ser uma base sólida a partir da qual se possa extrapolar e projectar estimativas, enquanto a marca não divulga os números oficiais.

    Segundo a mesma fonte de que o Mário se valeu, as minhas somas indicam-me 7.263 Italias vendidos na Europa. Ainda assim, pensei que esse número fosse substancialmente mais alto. Mesmo faltando ao número supra mencionado as unidades vendidas nos Estados Unidos e China, não me parece um número absurdamente elevado nestes tempos de economia de escala.

    Um abraço para si com os meus agradecimentos e sinceros votos de um óptimo fim-de-semana!
     
  18. AlfistaPortoghese

    AlfistaPortoghese Moderator
    Lifetime Rossa

    Mar 18, 2014
    3,778
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
  19. Miguel Morais

    Miguel Morais Rookie

    Nov 20, 2014
    19
    De facto, como aqui já foi dito, existe uma componente subjectiva difícil de prever.

    Tal como nos mercados bolseiros (e permitam-me essa analogia) em que por mais análises exaustivas que se façam ao mercado de forma a prever as tendências futuras, existem sempre os factores subjectivos que cada investidor tem na sua mente quando decide comprar ou vender.
    Com um historial bem documentado e analisado, conseguem-se melhorar significativamente as previsões futuras mas nunca a 100%, havendo por vezes surpresas nos mercados.

    Com os nossos carros passa-se algo idêntico. O 348, que já foi aqui mencionado, tinha alguns detalhes que poderiam torná-lo muito "apetecível".
    Por exemplo, o facto de ter sido o ultimo V8 de 2 lugares desenvolvido pelo Enzo, eu diria que os preços iriam disparar pelo facto de a procura aumentar e a oferta ser diminuta. Outro exemplo foi quando o Berger ofereceu um 348 'a CEA (equipa de combate a fogos nos grandes prémios de Itália) por esta o ter salvo de um acidente em Imola em 89 (na infame Tamburello). Esse 348 esteve no activo ate' 2013 se não me engano, embora as televisões tentassem não o apanhar pelo facto de haver um contracto com a Mercedes.

    Outro exemplo no sentido inverso e' o 250 Testa Rossa, que na altura quando foi descontinuado não valia mais do que 5000 dólares (uns 30 mil dólares hoje em dia) pois era um carro ultrapassado, numa época em que a industria automóvel avançava vertiginosamente de ano para ano. Hoje vale milhões!
     
  20. jorge da cruz

    jorge da cruz Karting

    Sep 4, 2015
    236
    Luanda Angola
    Full Name:
    Jorge Da Cruz
    Sei de um amigo que tem um spider branco ... Espanha e Lisboa ( só o usa umas 20 horas por ano e não lhe liga nenhuma ... ) Outro que tb conheço tinha tb um vermelho aí em Lisboa mas recentemente disse me que estava a desvalorizar e vendeu-o e comprou um Aston Martin Coupé Preto :(((( ( N tem nada a ver) é como ter um ferrari e trocar por um autocarro da carris !!! Ficou chateado comigo qdo lhe disse que nunca passava de cavalo pra burro ... mas epá são opiniões
     
  21. AlfistaPortoghese

    AlfistaPortoghese Moderator
    Lifetime Rossa

    Mar 18, 2014
    3,778
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
    Curiosamente o nosso amigo Jorge tocou num ponto deveras interessante.

    Não há dúvida que, no presente, existem muitos proprietários a desfazerem-se dos seus 458. Irão passar alguns anos em que o 458 será encarado única e exclusivamente como "moeda de troca": muitos proprietários, na sua maioria arrisco dizer não entusiastas e que muitas vezes, não obstante terem uma faustosa garagem composta por outros modelos de diversas marcas, possuem apenas um modelo Ferrari que vão trocando como retoma, por forma a adquirir sempre o último modelo e novidade da marca.

    No entanto, como referi em conversa com um bom amigo norte-americano entusiasta e proprietário de um 458 Speciale, dentro de uns anos (possivelmente menos do que todos nós equacionamos neste momento), muitos entusiastas e compradores prospectivos terão um "facepalm moment" em relação ao 458 e em relação ao preço pelo qual se desfizeram dele, versus o preço que de futuro ele alcançará.

    O clima financeiro e macroeconómico continua tudo menos claro, estável e/ou previsível. A Ferrari, nas palavras do próprio CEO, ficará irreconhecível até 2025, processo esse que conhecerá o seu pontapé de saída já no biénio 2017-2019, e da marca que hoje conhecemos nada restará: o processo de fabrico mudará radicalmente, o número de unidades produzidas aumentará cerca de 50%, downsizing, tecnologia eléctrica e híbrida serão a norma. Dentro pois de uma década, possivelmente, o mercado já terá dissipado o efeito "flipping cars" e, anticipo, já se terá dado conta do quão especiais para a história da marca e quão únicos em termos de magia, sonho e apego à filosofia do fundador serão os seguintes modelos:

    V8 2+2:

    California (Motor F136 I)

    V8 2 lugares:

    458 (Motor F136 F)

    V12 2+2:

    GTC4Lusso (Motor F140)

    V12 2 lugares:

    F12 Berlinetta (Motor F140)

    Conhecerão o seu bottom out num valor superior aos modelos que os antecederam e vejamos até onde chegarão em particular o 458 e o F12, uma vez que os modelos 2+2 tipicamente conhecem desvalorizações mais acentuadas e valorizações mais modestas e lestas. Daqui por 10 anos andaremos todos a ligar os novos Ferrari à tomada eléctrica da garagem e a ouvir assobios irritantes de turbos a soprar enquanto giram. A menos que Enzo ressuscite e/ou as alterações climáticas deixem de ser realidade e deixem de importar aos legisladores do mundo ocidental ao ponto de voltarem a permitir todo o tipo de consumos de combustível e emissões nocivas para o ambiente, só antevejo dois caminhos possíveis: no imediato, os modelos supra citados decrescerem paulatinamente de valor e, após o seu bottom out célere e elevado, conhecerem valorizações perfeitamente consonantes, compatíveis e proporcionais com o nível de desilusão e ira (que vaticino ser enorme) que surgirá à medida que os novos Ferrari Marchionne comecem a ser lançados e inundem consistentemente o mercado, acentuadamente a partir de 2019.

    Matar os motores atmosféricos é matar o ADN da marca. Ponto final. Não vislumbro hipótese de dourar a pílula ou que este facto supra narrado não afecte da forma mais brutal, visceral e violenta que é possível conceber os valores dos Ferrari da geração anterior que, se já hoje são vistos como os únicos e últimos verdadeiros Ferrari, com um futuro de tal forma negro, o serão mais ainda. Querendo matar o sonho, o mito, a lenda Ferrari, acabar com os motores naturalmente aspirados é a forma mais certeira e a única que garante morte indiscutível da marca. Se já hoje o marketing que remete ao fundador e à marca atinge valores astronómicos ao final de um ano, seja um Ferrari da lista que acima elaborei, seja uma caneca para o chá ou uma toalha de praia, o que será desses carro quando se tornarem um verdadeiro ícone?

    Um outro amigo norte-americano confessou-me que, no início da década de 80, lhe ofereceram a possibilidade de adquirir um Ferrari Dino 246 GT por cerca de 60.000 USD e ele declinou essa oportunidade, por achar que não era um valor realista nem um investimento por aí além. O "bichinho" foi-se implantando nesse cavalheiro e, cerca de 20 anos depois, quando iniciou a busca por um exemplar nas mesmas condições daquele que lhe propuseram duas décadas antes, o mais similar que encontrou trazia uma etiqueta de 400.000 USD. Escusado será referir que qualquer um dos modelos da lista que referi será mais icónico que o 246 GT, visto a marca ir conhecer de futuro uma alteração brusca e uma inversão total de valores que nunca conheceu no período do Dino desta história (1980-2000).

    Nem sequer o número de unidades produzidas será problemático, como já não o é em determinados modelos no mercado actual, bastante promissores em termos de investimento. Logicamente que será algo diferente um modelo ser replicado 5.000 ou 50.000 vezes, mas enquanto nada alterar o facto de que Enzo (mas pior ainda, o seu legado espiritual e filosófico) está morto e enterrado, bem como os motores que sempre foram o seu sonho e os seus "filhos" como ele próprio referia, estes veículos pré-motor F154 (portanto, pré California T, 488 e GTC4Lusso V8) terão uma valorização na proporção do que se tornarão: a última face palpável do que um dia a Ferrari foi. Um ícone.

    Um abraço.
     
  22. AlfistaPortoghese

    AlfistaPortoghese Moderator
    Lifetime Rossa

    Mar 18, 2014
    3,778
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
    Em adição ao meu comentário anterior, esta foto é bem ilustrativa do final de um período que deixará muitas saudades:

    - Luca di Montezemolo: o último a ter contacto pessoal e directo com Enzo Ferrari, tendo sido preparado por este para ser seu sucessor, em virtude do falecimento do seu filho Alfredo. Último modelo novo com motor atmosférico que lançou: 458 (com elevadíssimo grau de probabilidade, o último).

    - Michael Schumacher: infelizmente padece de doença prologada e crónica incapacitante. Embaixador Ferrari e o piloto que maior sucesso conheceu na Formula 1. Último (e até onde sei) único modelo lançado directamente de acordo com o seu feedback e sugestões: 458.

    Um abraço.
     
  23. AlfistaPortoghese

    AlfistaPortoghese Moderator
    Lifetime Rossa

    Mar 18, 2014
    3,778
    Europe, but not by much.
    Full Name:
    Nuno
    #73 AlfistaPortoghese, Nov 16, 2016
    Last edited by a moderator: Sep 7, 2017

Share This Page